A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 de 80 e as organizações curriculares de outros países

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Elenilton Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/635
Resumo: O presente artigo focaliza o papel da Matemática nos currículos do Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação. O estudo realiza também uma análise comparativa entre a educação secundária no Brasil, por intermédio dos PCNEM, e a educação secundária na Espanha, na França e em Portugal. Inicialmente, a análise busca compatibilizar os sistemas. Os aspectos focados nos quatro documentos dizem respeito ao papel da matemática no ensino secundário, aos objetivos do ensino da matemática, às abordagens metodológicas, à avaliação e aos conteúdos.
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