A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 de 80 e as organizações curriculares de outros países
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/635 |
Resumo: | O presente artigo focaliza o papel da Matemática nos currículos do Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação. O estudo realiza também uma análise comparativa entre a educação secundária no Brasil, por intermédio dos PCNEM, e a educação secundária na Espanha, na França e em Portugal. Inicialmente, a análise busca compatibilizar os sistemas. Os aspectos focados nos quatro documentos dizem respeito ao papel da matemática no ensino secundário, aos objetivos do ensino da matemática, às abordagens metodológicas, à avaliação e aos conteúdos. |
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A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 de 80 e as organizações curriculares de outros paísesCurrículosEnsino MédioEnsino SecundárioPropostas CurricularesO presente artigo focaliza o papel da Matemática nos currículos do Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação. O estudo realiza também uma análise comparativa entre a educação secundária no Brasil, por intermédio dos PCNEM, e a educação secundária na Espanha, na França e em Portugal. Inicialmente, a análise busca compatibilizar os sistemas. Os aspectos focados nos quatro documentos dizem respeito ao papel da matemática no ensino secundário, aos objetivos do ensino da matemática, às abordagens metodológicas, à avaliação e aos conteúdos.Edições UESB2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/635Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 77-100Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 77-100Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 77-1002178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/635/525http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Elenilton Vieira2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/635Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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