OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403 |
Resumo: | No âmbito dos processos formativos nos cursos de licenciatura em educação física, o estágio em educação física na educação infantil é um lócus de enfrentamento de dificuldades, como a supervisão do estágio por professores(as) licenciados(as) em educação física, devido à pouca presença na educação infantil. Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar as reflexões de uma professora-pesquisadora, licenciada e mestranda em educação física, que supervisionou estagiários(as) na escola de educação infantil em que trabalha. O método que utilizamos nesta pesquisa qualitativa é o estudo de caso. Os conceitos de planejamento participativo e Se-Movimentar foram importantes no processo reflexivo de supervisão dos(as) estagiários(as). Consideramos que esse processo dependeu do engajamento identitário da professora-pesquisadora com pressupostos democráticos e progressistas. |
id |
FURG-12_ddbc49f027bc8458d5dd41479b4f8b71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13403 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZANo âmbito dos processos formativos nos cursos de licenciatura em educação física, o estágio em educação física na educação infantil é um lócus de enfrentamento de dificuldades, como a supervisão do estágio por professores(as) licenciados(as) em educação física, devido à pouca presença na educação infantil. Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar as reflexões de uma professora-pesquisadora, licenciada e mestranda em educação física, que supervisionou estagiários(as) na escola de educação infantil em que trabalha. O método que utilizamos nesta pesquisa qualitativa é o estudo de caso. Os conceitos de planejamento participativo e Se-Movimentar foram importantes no processo reflexivo de supervisão dos(as) estagiários(as). Consideramos que esse processo dependeu do engajamento identitário da professora-pesquisadora com pressupostos democráticos e progressistas.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1340310.14295/rds.v23i2.13403Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 182-2061809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403/9509Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Emmanuelle Cynthia da SilvaSanches Neto, LuizVenâncio, Luciana2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13403Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
title |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva |
title_short |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
title_full |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
title_sort |
OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA |
author |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva |
author_facet |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva Sanches Neto, Luiz Venâncio, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Sanches Neto, Luiz Venâncio, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Emmanuelle Cynthia da Silva Sanches Neto, Luiz Venâncio, Luciana |
description |
No âmbito dos processos formativos nos cursos de licenciatura em educação física, o estágio em educação física na educação infantil é um lócus de enfrentamento de dificuldades, como a supervisão do estágio por professores(as) licenciados(as) em educação física, devido à pouca presença na educação infantil. Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar as reflexões de uma professora-pesquisadora, licenciada e mestranda em educação física, que supervisionou estagiários(as) na escola de educação infantil em que trabalha. O método que utilizamos nesta pesquisa qualitativa é o estudo de caso. Os conceitos de planejamento participativo e Se-Movimentar foram importantes no processo reflexivo de supervisão dos(as) estagiários(as). Consideramos que esse processo dependeu do engajamento identitário da professora-pesquisadora com pressupostos democráticos e progressistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403 10.14295/rds.v23i2.13403 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13403/9509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 182-206 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938479710209 |