As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dilli, Luciane Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227
Resumo: Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento.
id FURG-12_e8e7be087e63635acbd6601c4eb89fc7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1227
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativaAprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento.Lepidus2010-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 141-1521809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227/579Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDilli, Luciane Marques2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1227Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
title As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
spellingShingle As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
Dilli, Luciane Marques
Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.
title_short As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
title_full As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
title_fullStr As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
title_sort As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa
author Dilli, Luciane Marques
author_facet Dilli, Luciane Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dilli, Luciane Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.
topic Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.
description Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227/579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 141-152
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939449643008