Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Thiago Araújo da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563
Resumo: Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.
id FURG-12_e9e7ecee781bf8c67d0b49246e6ec9f6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4563
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e MatemáticaDidática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 3-161809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563/4243Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Thiago Araújo da2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/4563Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
title Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
spellingShingle Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
Silveira, Thiago Araújo da
Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.
title_short Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
title_full Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
title_fullStr Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
title_full_unstemmed Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
title_sort Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
author Silveira, Thiago Araújo da
author_facet Silveira, Thiago Araújo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Thiago Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.
topic Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.
description Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563/4243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 3-16
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940462567424