Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber. |
id |
FURG-12_e9e7ecee781bf8c67d0b49246e6ec9f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4563 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e MatemáticaDidática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática.Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 3-161809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563/4243Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Thiago Araújo da2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/4563Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
title |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática Silveira, Thiago Araújo da Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática. |
title_short |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
title_full |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
title_fullStr |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
title_full_unstemmed |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
title_sort |
Aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de Ciências e Matemática |
author |
Silveira, Thiago Araújo da |
author_facet |
Silveira, Thiago Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Thiago Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática. |
topic |
Didática. Vídeo Didático. Ensino de Ciências e Matemática. |
description |
Esta pesquisa analisa os aspectos didáticos do uso de vídeos pelos professores de ciências. Para isso, utiliza a Teoria da Instrumentação de Rabardel, bem como os escritos de Bartolomé e Almenara sobre o uso didático dos vídeos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de ciências e dois de matemática de escolas públicas e privadas em diferentes níveis de ensino e períodos de atuação profissional, e analisados pelo seu conteúdo. Verificou-se que os professores em sua maioria utilizam o recurso em sua prática, ao mesmo tempo que eles conseguem compreender a mediação realizada pelos vídeos didáticos na relação entre o aluno e o saber; porém, essa utilização nem sempre vem acompanhada de uma coerente reflexão didática a respeito do valor que o recurso representa na relação professor-aluno-saber. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4563/4243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 3-16 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940462567424 |