VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rutz, Mairin Jordane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Cláudio Tarouco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990
Resumo: Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.
id FURG-2_0d38d266d854a34a8a483cf5cc8e1320
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8990
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes VisuaisEnsino de Artes VisuaisViagemMaterial lúdico/pedagógico.proposta lúdica de ensino de ArtesResumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/899010.14295/momento.v29i2.8990Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990/8329Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRutz, Mairin JordaneAzevedo, Cláudio Tarouco de2020-12-04T20:04:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8990Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:04:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
title VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
spellingShingle VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
Rutz, Mairin Jordane
Ensino de Artes Visuais
Viagem
Material lúdico/pedagógico.
proposta lúdica de ensino de Artes
title_short VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
title_full VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
title_fullStr VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
title_full_unstemmed VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
title_sort VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais
author Rutz, Mairin Jordane
author_facet Rutz, Mairin Jordane
Azevedo, Cláudio Tarouco de
author_role author
author2 Azevedo, Cláudio Tarouco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rutz, Mairin Jordane
Azevedo, Cláudio Tarouco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes Visuais
Viagem
Material lúdico/pedagógico.
proposta lúdica de ensino de Artes
topic Ensino de Artes Visuais
Viagem
Material lúdico/pedagógico.
proposta lúdica de ensino de Artes
description Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990
10.14295/momento.v29i2.8990
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.8990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990/8329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871255375872