Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Nunes, Maria de Jesus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontenele de Oliveira, Thaynara, Brandão Souza, Ruanna Thaimires, Rodrigues Lemos, Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609
Resumo: O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.
id FURG-2_3094c144a053f120476912bba47bb84b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4609
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, PiauíEstratégia didáticaEnsino de BotânicaEducação básicaHERBÁRIO DIDÁTICOO presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 41-56Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 41-562316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609/3841Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Nunes, Maria de JesusFontenele de Oliveira, ThaynaraBrandão Souza, Ruanna ThaimiresRodrigues Lemos, Jesus2018-05-08T14:58:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4609Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
title Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
spellingShingle Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
Miranda Nunes, Maria de Jesus
Estratégia didática
Ensino de Botânica
Educação básica
HERBÁRIO DIDÁTICO
title_short Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
title_full Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
title_fullStr Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
title_full_unstemmed Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
title_sort Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
author Miranda Nunes, Maria de Jesus
author_facet Miranda Nunes, Maria de Jesus
Fontenele de Oliveira, Thaynara
Brandão Souza, Ruanna Thaimires
Rodrigues Lemos, Jesus
author_role author
author2 Fontenele de Oliveira, Thaynara
Brandão Souza, Ruanna Thaimires
Rodrigues Lemos, Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Nunes, Maria de Jesus
Fontenele de Oliveira, Thaynara
Brandão Souza, Ruanna Thaimires
Rodrigues Lemos, Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia didática
Ensino de Botânica
Educação básica
HERBÁRIO DIDÁTICO
topic Estratégia didática
Ensino de Botânica
Educação básica
HERBÁRIO DIDÁTICO
description O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609/3841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 41-56
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 41-56
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870218334208