Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609 |
Resumo: | O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica. |
id |
FURG-2_3094c144a053f120476912bba47bb84b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4609 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, PiauíEstratégia didáticaEnsino de BotânicaEducação básicaHERBÁRIO DIDÁTICOO presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 41-56Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 41-562316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609/3841Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Nunes, Maria de JesusFontenele de Oliveira, ThaynaraBrandão Souza, Ruanna ThaimiresRodrigues Lemos, Jesus2018-05-08T14:58:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4609Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
title |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
spellingShingle |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí Miranda Nunes, Maria de Jesus Estratégia didática Ensino de Botânica Educação básica HERBÁRIO DIDÁTICO |
title_short |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
title_full |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
title_fullStr |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
title_full_unstemmed |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
title_sort |
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí |
author |
Miranda Nunes, Maria de Jesus |
author_facet |
Miranda Nunes, Maria de Jesus Fontenele de Oliveira, Thaynara Brandão Souza, Ruanna Thaimires Rodrigues Lemos, Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Fontenele de Oliveira, Thaynara Brandão Souza, Ruanna Thaimires Rodrigues Lemos, Jesus |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Nunes, Maria de Jesus Fontenele de Oliveira, Thaynara Brandão Souza, Ruanna Thaimires Rodrigues Lemos, Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia didática Ensino de Botânica Educação básica HERBÁRIO DIDÁTICO |
topic |
Estratégia didática Ensino de Botânica Educação básica HERBÁRIO DIDÁTICO |
description |
O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4609/3841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 41-56 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 41-56 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870218334208 |