EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686 |
Resumo: | O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional. |
id |
FURG-2_4150d4e7bf400c08d046e206d2cccc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8686 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão socialO presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/868610.14295/momento.v29i2.8686Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020); 295-314Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020); 295-3142316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686/7216Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Vanessa Elisabete RaueMoreira, Jandira Bregonde2020-12-04T20:05:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8686Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:05:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social |
author |
Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue |
author_facet |
Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue Moreira, Jandira Bregonde |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Jandira Bregonde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue Moreira, Jandira Bregonde |
description |
O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686 10.14295/momento.v29i2.8686 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.8686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686/7216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020); 295-314 Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020); 295-314 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871214481408 |