EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Jandira Bregonde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686
Resumo: O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.
id FURG-2_50c5a313a740d73efe2b7b21aba5d4a6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8686
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão socialO presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/868610.14295/momento.v29i2.8686Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020); 295-314Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020); 295-3142316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686/7216Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Vanessa Elisabete RaueMoreira, Jandira Bregonde2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8686Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
author Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
author_facet Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
Moreira, Jandira Bregonde
author_role author
author2 Moreira, Jandira Bregonde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue
Moreira, Jandira Bregonde
description O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686
10.14295/momento.v29i2.8686
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.8686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8686/7216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020); 295-314
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020); 295-314
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250228944896