“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umbellino, Marcela Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ciríaco, Klinger Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119
Resumo: O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.
id FURG-2_75cc975bb8e535d02a62dab5e440876b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5119
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistérioInserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.Formação de professores e início da carreira.O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/511910.14295/momento.v27i1.5119Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-4252316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119/5251Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUmbellino, Marcela MarquesCiríaco, Klinger Teodoro2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/5119Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
title “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
spellingShingle “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
Umbellino, Marcela Marques
Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.
Formação de professores e início da carreira.
title_short “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
title_full “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
title_fullStr “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
title_full_unstemmed “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
title_sort “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
author Umbellino, Marcela Marques
author_facet Umbellino, Marcela Marques
Ciríaco, Klinger Teodoro
author_role author
author2 Ciríaco, Klinger Teodoro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Umbellino, Marcela Marques
Ciríaco, Klinger Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.
Formação de professores e início da carreira.
topic Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.
Formação de professores e início da carreira.
description O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119
10.14295/momento.v27i1.5119
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.5119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119/5251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249428881408