A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061 |
Resumo: | : O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada. |
id |
FURG-2_69204e3e78ebb1bcdb3c14bfeee23e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8061 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistênciasResidência Pedagógicaformação de professorespolíticas públicasFormação de Professores: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/806110.14295/momento.v28i2.8061Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 162- 181Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 162- 1812316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061/6123Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Katia Augusta Curado Pinheiro da2019-10-24T21:39:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8061Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:39Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
title |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
spellingShingle |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da Residência Pedagógica formação de professores políticas públicas Formação de Professores |
title_short |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
title_full |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
title_fullStr |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
title_full_unstemmed |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
title_sort |
A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências |
author |
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica formação de professores políticas públicas Formação de Professores |
topic |
Residência Pedagógica formação de professores políticas públicas Formação de Professores |
description |
: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061 10.14295/momento.v28i2.8061 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.8061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061/6123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 162- 181 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 162- 181 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249874526208 |