FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Valdete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Maria Nilceia de Andrade, Giesen, Karina Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967
Resumo: Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados.Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.
id UNEB-3_17e482ce66347720e29c81c566b7a2a1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4967
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICAFormação inicialDocênciaEducação infantilEste texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados.Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/496710.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 69-842358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967/3174Copyright (c) 2018 Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Karina Fátima Gieseninfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteVieira, Maria Nilceia de AndradeGiesen, Karina Fátima2023-04-18T00:48:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4967Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:48:40Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Côco, Valdete
Formação inicial
Docência
Educação infantil
title_short FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_full FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
title_sort FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
author Côco, Valdete
author_facet Côco, Valdete
Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina Fátima
author_role author
author2 Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Valdete
Vieira, Maria Nilceia de Andrade
Giesen, Karina Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Docência
Educação infantil
topic Formação inicial
Docência
Educação infantil
description Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados.Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967/3174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Karina Fátima Giesen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Karina Fátima Giesen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 69-84
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956689604608