RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Machado, Tainara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067
Resumo: O objetivo da resenha crítica proposta é elaborar um diálogo crítico e reflexivo sobre a uma percepção de ação para uma formação de pensamento crítico educativo ambiental, à educação e o lugar das crianças no contexto das teses elaboradas neste manifesto para os 99% numa lógica do feminismo anticapitalista. Até que ponto, as questões de justiça e crise ambiental, da educação e das crianças se insere ou podemos relacionar nesta reflexão do livro. Qual relação é elaborada na conjunção entre o anticapitalismo e a justiça ambiental, sabendo que hoje são as mulheres que “[...] ocupam a linha dianteira da actual crise ecológica, constituindo 80% dos refugiados climáticos. No hemisfério Sul são a vasta maioria da força de trabalho rural, apesar de recair sobre elas a parte de leão do trabalho de reprodução social. Devido o seu papel-chave no fornecimento de alimentação, agasalho e abrigo para as suas famílias, as mulheres são quem mais sofre com a seca, a poluição e a sobre-exploração da terra e a crise econômica, política, social e ambiental que vivemos.”
id FURG-2_8fe11ccee6acbe9406b3907ca2d243d3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/15067
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.O objetivo da resenha crítica proposta é elaborar um diálogo crítico e reflexivo sobre a uma percepção de ação para uma formação de pensamento crítico educativo ambiental, à educação e o lugar das crianças no contexto das teses elaboradas neste manifesto para os 99% numa lógica do feminismo anticapitalista. Até que ponto, as questões de justiça e crise ambiental, da educação e das crianças se insere ou podemos relacionar nesta reflexão do livro. Qual relação é elaborada na conjunção entre o anticapitalismo e a justiça ambiental, sabendo que hoje são as mulheres que “[...] ocupam a linha dianteira da actual crise ecológica, constituindo 80% dos refugiados climáticos. No hemisfério Sul são a vasta maioria da força de trabalho rural, apesar de recair sobre elas a parte de leão do trabalho de reprodução social. Devido o seu papel-chave no fornecimento de alimentação, agasalho e abrigo para as suas famílias, as mulheres são quem mais sofre com a seca, a poluição e a sobre-exploração da terra e a crise econômica, política, social e ambiental que vivemos.”Universidade Federal do Rio Grande2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 183-187Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 183-1872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067/10135Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes Machado, Tainara2023-04-10T23:33:26Zoai:periodicos.furg.br:article/15067Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-04-10T23:33:26Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
title RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
spellingShingle RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
Fernandes Machado, Tainara
Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.
title_short RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
title_full RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
title_fullStr RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
title_full_unstemmed RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
title_sort RESENHA: FEMINISMO PARA OS 99%
author Fernandes Machado, Tainara
author_facet Fernandes Machado, Tainara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Machado, Tainara
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.
topic Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.
description O objetivo da resenha crítica proposta é elaborar um diálogo crítico e reflexivo sobre a uma percepção de ação para uma formação de pensamento crítico educativo ambiental, à educação e o lugar das crianças no contexto das teses elaboradas neste manifesto para os 99% numa lógica do feminismo anticapitalista. Até que ponto, as questões de justiça e crise ambiental, da educação e das crianças se insere ou podemos relacionar nesta reflexão do livro. Qual relação é elaborada na conjunção entre o anticapitalismo e a justiça ambiental, sabendo que hoje são as mulheres que “[...] ocupam a linha dianteira da actual crise ecológica, constituindo 80% dos refugiados climáticos. No hemisfério Sul são a vasta maioria da força de trabalho rural, apesar de recair sobre elas a parte de leão do trabalho de reprodução social. Devido o seu papel-chave no fornecimento de alimentação, agasalho e abrigo para as suas famílias, as mulheres são quem mais sofre com a seca, a poluição e a sobre-exploração da terra e a crise econômica, política, social e ambiental que vivemos.”
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15067/10135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 183-187
Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 183-187
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493251154837504