“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Neilton
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840
Resumo: O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.
id FURG-2_95788bca6ae33f3b22a64e4b9e358da4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6840
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTubecurrículo culturalgênerosexualidadeYouTubeGêneroCurrícloO artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/684010.14295/momento.v26i2.6840Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 204-224Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 204-2242316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840/4997dos Reis, NeiltonFonseca, Lana Claudia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6840Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
title “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
spellingShingle “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
dos Reis, Neilton
currículo cultural
gênero
sexualidade
YouTube
Gênero
Curríclo
title_short “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
title_full “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
title_fullStr “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
title_full_unstemmed “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
title_sort “Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
author dos Reis, Neilton
author_facet dos Reis, Neilton
Fonseca, Lana Claudia de Souza
author_role author
author2 Fonseca, Lana Claudia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Neilton
Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv currículo cultural
gênero
sexualidade
YouTube
Gênero
Curríclo
topic currículo cultural
gênero
sexualidade
YouTube
Gênero
Curríclo
description O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840
10.14295/momento.v26i2.6840
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.6840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840/4997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 204-224
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 204-224
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870695436288