“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840 |
Resumo: | O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações. |
id |
FURG-2_95788bca6ae33f3b22a64e4b9e358da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6840 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTubecurrículo culturalgênerosexualidadeYouTubeGêneroCurrícloO artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/684010.14295/momento.v26i2.6840Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 204-224Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 204-2242316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840/4997dos Reis, NeiltonFonseca, Lana Claudia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6840Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
title |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
spellingShingle |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube dos Reis, Neilton currículo cultural gênero sexualidade YouTube Gênero Curríclo |
title_short |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
title_full |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
title_fullStr |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
title_full_unstemmed |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
title_sort |
“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube |
author |
dos Reis, Neilton |
author_facet |
dos Reis, Neilton Fonseca, Lana Claudia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Neilton Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo cultural gênero sexualidade YouTube Gênero Curríclo |
topic |
currículo cultural gênero sexualidade YouTube Gênero Curríclo |
description |
O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840 10.14295/momento.v26i2.6840 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.6840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6840/4997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 204-224 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 204-224 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870695436288 |