INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno. |
id |
FURG-2_a2fd012068c6559525ef20190ef29e9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9051 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIAAmbientes virtuais de aprendizagemeducação a distânciainteração professor alunoInteração professor e aluno em cursos técnicos EadEste estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/905110.14295/momento.v29i2.9051Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051/8320Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Rosimeire Aparecida SoaresMesquita, Vânia dos SantosMiranda, Gilmar dos Santos Sousa2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/9051Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
title |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA Borges, Rosimeire Aparecida Soares Ambientes virtuais de aprendizagem educação a distância interação professor aluno Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead |
title_short |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
title_full |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
title_sort |
INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA |
author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
author_facet |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Mesquita, Vânia dos Santos Miranda, Gilmar dos Santos Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Vânia dos Santos Miranda, Gilmar dos Santos Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Mesquita, Vânia dos Santos Miranda, Gilmar dos Santos Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem educação a distância interação professor aluno Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem educação a distância interação professor aluno Interação professor e aluno em cursos técnicos Ead |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar as concepções de professores em relação à interação entre professor e aluno em cursos técnicos profissionalizantes, na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertados por Institutos Federais de Educação em Minas Gerais. De caráter exploratório e quanti-qualitativo, a pesquisa contou com a aplicação de dois questionários a trinta professores desses cursos. Os resultados mostram que na concepção desses professores existe a interação professor e aluno. No entanto, verifica-se a não utilização por parte dos pesquisados de ferramentas tecnológicas do Moodle direcionadas a promover essa interação, e que o papel do docente nesses cursos EaD, muitas vezes, é desempenhado pelo tutor, o que indica ser essa interação ainda incipiente. Ações dos professores desses cursos técnicos EaD no sentido de promover a interação professor e aluno podem contribuir para uma educação de qualidade frente aos avanços tecnológicos e uma formação mais humana do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051 10.14295/momento.v29i2.9051 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.9051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9051/8320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250278227968 |