TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843 |
Resumo: | Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino. |
id |
FURG-2_bb3df96e87f183f9e69c34744822f341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/14843 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensinoTrabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada.Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino.Universidade Federal do Rio Grande2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-3872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843/10143Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, DeniseSilva, Nilvania 2023-04-10T23:33:26Zoai:periodicos.furg.br:article/14843Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-04-10T23:33:26Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
title |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
spellingShingle |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino Reis, Denise Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada. |
title_short |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
title_full |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
title_fullStr |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
title_full_unstemmed |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
title_sort |
TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino |
author |
Reis, Denise |
author_facet |
Reis, Denise Silva, Nilvania |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilvania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Denise Silva, Nilvania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada. |
topic |
Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada. |
description |
Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843/10143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387 Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493251133865984 |