Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Jeruza da Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Thum, Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403
Resumo: O objetivo do trabalho é compreender o cotidiano das crianças vivenciado no entorno da escola, buscando reconhecer suas infâncias através dos espaços que ocupam no período do recreio. Este trabalho foi realizado crianças do 4ª ano de uma escola no interior de Canguçu/RS. Trata-se de uma pesquisa embasada em uma abordagem inspirada no campo de estudos da etnografia, tendo como método a análise interpretativa, a qual permitiu a realização de observações, conversas e de caminhadas com as crianças. Neste sentido, investigar de forma colaborativa com as crianças os espaços que transitam e ocupam no espaço do recreio retratou, a sua presença como atores sociais que agem, recriam e transformam o cotidiano em que estão inseridos.
id FURG-2_c7a488e0183656c148e7a1afa6438123
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5403
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreioCrianças. Cotidiano. Escola.EscolaO objetivo do trabalho é compreender o cotidiano das crianças vivenciado no entorno da escola, buscando reconhecer suas infâncias através dos espaços que ocupam no período do recreio. Este trabalho foi realizado crianças do 4ª ano de uma escola no interior de Canguçu/RS. Trata-se de uma pesquisa embasada em uma abordagem inspirada no campo de estudos da etnografia, tendo como método a análise interpretativa, a qual permitiu a realização de observações, conversas e de caminhadas com as crianças. Neste sentido, investigar de forma colaborativa com as crianças os espaços que transitam e ocupam no espaço do recreio retratou, a sua presença como atores sociais que agem, recriam e transformam o cotidiano em que estão inseridos.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 25-40Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 25-402316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403/3840Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Jeruza da RosaThum, Carmo2018-05-08T14:58:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5403Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
title Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
spellingShingle Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
da Rocha, Jeruza da Rosa
Crianças. Cotidiano. Escola.
Escola
title_short Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
title_full Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
title_fullStr Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
title_full_unstemmed Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
title_sort Infância campesina: espaços do cotidiano vivenciado no recreio
author da Rocha, Jeruza da Rosa
author_facet da Rocha, Jeruza da Rosa
Thum, Carmo
author_role author
author2 Thum, Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Jeruza da Rosa
Thum, Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças. Cotidiano. Escola.
Escola
topic Crianças. Cotidiano. Escola.
Escola
description O objetivo do trabalho é compreender o cotidiano das crianças vivenciado no entorno da escola, buscando reconhecer suas infâncias através dos espaços que ocupam no período do recreio. Este trabalho foi realizado crianças do 4ª ano de uma escola no interior de Canguçu/RS. Trata-se de uma pesquisa embasada em uma abordagem inspirada no campo de estudos da etnografia, tendo como método a análise interpretativa, a qual permitiu a realização de observações, conversas e de caminhadas com as crianças. Neste sentido, investigar de forma colaborativa com as crianças os espaços que transitam e ocupam no espaço do recreio retratou, a sua presença como atores sociais que agem, recriam e transformam o cotidiano em que estão inseridos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5403/3840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 25-40
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 25-40
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870252937216