A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD. |
id |
UNIMES-1_943f29daea8503ed762da5fc06871f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1112 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONALEducação; Educação a DistânciaEnsino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaDA pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaLima, Willams dos Santos Rodrigues2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 93-11819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112/974https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1112/468Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:25:38Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1112Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:25:38Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL Lima, Willams dos Santos Rodrigues Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD |
title_short |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_full |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EAD: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL |
author |
Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
author_facet |
Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD |
topic |
Educação; Educação a Distância Ensino Superior; Formação Inicial Docente; Pedagogia EaD |
description |
A pesquisa teve por objetivo investigar os desafios e as perspectivas de formação enfrentados pelos discentes do curso de Pedagogia EaD, bem como apresentar a importância do referido curso na vida dos sujeitos alagoanos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre a formação de professores, a educação em nível superior desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD) e, o crescimento desta modalidade, os quais compõem o quadro teórico desta investigação. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com (10) professores, (34) alunos, totalizando 44 sujeitos, nos polos de apoio presencial, situados nos seguintes municípios: (Maceió, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores e Matriz de Camaragibe), buscando respostas no que se refere às contribuições da EaD para o processo de ensino-aprendizagem; às dificuldades enfrentadas e as perspectivas de formação docente por meio da EaD, numa instituição pública federal de Alagoas. Os resultados desta pesquisa não possibilitam o esgotamento deste estudo, mas abrem um leque de investigações a respeito da formação de professores, tanto no Curso, quanto na instituição pesquisados, no que se refere à formação docente em EaD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1112/974 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1112/468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 22 (2020); 93-118 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275303133184 |