A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudio César
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reis, Elismar Vicente dos, Bartalo, Linete, Contani, Miguel Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235
Resumo: O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades.
id FURG-3_3b252c2484dc4c14657a80c857a1fe81
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4235
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A busca de informação de alunos de nível médio técnico integradoComportamento InformacionalInformaçãoPesquisaTecnologia.O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235BIBLOS; Vol. 28 No. 1 (2014); 9-36BIBLOS; v. 28 n. 1 (2014); 9-362236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235/2998Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cláudio CésarReis, Elismar Vicente dosBartalo, LineteContani, Miguel Luiz2018-03-12T21:16:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4235Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:16:41Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
title A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
spellingShingle A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
Pereira, Cláudio César
Comportamento Informacional
Informação
Pesquisa
Tecnologia.
title_short A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
title_full A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
title_fullStr A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
title_full_unstemmed A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
title_sort A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
author Pereira, Cláudio César
author_facet Pereira, Cláudio César
Reis, Elismar Vicente dos
Bartalo, Linete
Contani, Miguel Luiz
author_role author
author2 Reis, Elismar Vicente dos
Bartalo, Linete
Contani, Miguel Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudio César
Reis, Elismar Vicente dos
Bartalo, Linete
Contani, Miguel Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Informacional
Informação
Pesquisa
Tecnologia.
topic Comportamento Informacional
Informação
Pesquisa
Tecnologia.
description O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235/2998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 28 No. 1 (2014); 9-36
BIBLOS; v. 28 n. 1 (2014); 9-36
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097842163712