A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235 |
Resumo: | O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades. |
id |
FURG-3_3b252c2484dc4c14657a80c857a1fe81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4235 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integradoComportamento InformacionalInformaçãoPesquisaTecnologia.O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235BIBLOS; Vol. 28 No. 1 (2014); 9-36BIBLOS; v. 28 n. 1 (2014); 9-362236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235/2998Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cláudio CésarReis, Elismar Vicente dosBartalo, LineteContani, Miguel Luiz2018-03-12T21:16:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4235Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:16:41Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
title |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
spellingShingle |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado Pereira, Cláudio César Comportamento Informacional Informação Pesquisa Tecnologia. |
title_short |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
title_full |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
title_fullStr |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
title_full_unstemmed |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
title_sort |
A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado |
author |
Pereira, Cláudio César |
author_facet |
Pereira, Cláudio César Reis, Elismar Vicente dos Bartalo, Linete Contani, Miguel Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Elismar Vicente dos Bartalo, Linete Contani, Miguel Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cláudio César Reis, Elismar Vicente dos Bartalo, Linete Contani, Miguel Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Informacional Informação Pesquisa Tecnologia. |
topic |
Comportamento Informacional Informação Pesquisa Tecnologia. |
description |
O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235/2998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 28 No. 1 (2014); 9-36 BIBLOS; v. 28 n. 1 (2014); 9-36 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945097842163712 |