A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica. |
id |
FURG-3_5db9793eb6a6cfabbfa87611024e3087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6800 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da InformaçãoBiblioteca EscolarProdução CientíficaGrupos de PesquisaLei nº 12.244.O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/680010.14295/biblos.v32i1.6800BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 146-162BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 146-1622236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800/5461Copyright (c) 2018 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalgiza AndradeRodrigues, Elaine Cristina2022-04-11T17:09:58Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6800Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2022-04-11T17:09:58Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
title |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
spellingShingle |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação Oliveira, Dalgiza Andrade Biblioteca Escolar Produção Científica Grupos de Pesquisa Lei nº 12.244. |
title_short |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
title_full |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
title_fullStr |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
title_sort |
A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação |
author |
Oliveira, Dalgiza Andrade |
author_facet |
Oliveira, Dalgiza Andrade Rodrigues, Elaine Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Elaine Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalgiza Andrade Rodrigues, Elaine Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Escolar Produção Científica Grupos de Pesquisa Lei nº 12.244. |
topic |
Biblioteca Escolar Produção Científica Grupos de Pesquisa Lei nº 12.244. |
description |
O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800 10.14295/biblos.v32i1.6800 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v32i1.6800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800/5461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 146-162 BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 146-162 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098283614208 |