A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalgiza Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Elaine Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800
Resumo: O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.
id FURG-3_5db9793eb6a6cfabbfa87611024e3087
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6800
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da InformaçãoBiblioteca EscolarProdução CientíficaGrupos de PesquisaLei nº 12.244.O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/680010.14295/biblos.v32i1.6800BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 146-162BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 146-1622236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800/5461Copyright (c) 2018 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalgiza AndradeRodrigues, Elaine Cristina2022-04-11T17:09:58Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6800Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2022-04-11T17:09:58Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
title A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
spellingShingle A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
Oliveira, Dalgiza Andrade
Biblioteca Escolar
Produção Científica
Grupos de Pesquisa
Lei nº 12.244.
title_short A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
title_full A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
title_fullStr A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
title_full_unstemmed A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
title_sort A constituição teórico-metodológica da Biblioteca Escolar: contribuição dos grupos de pesquisa do CNPq no campo da Ciência da Informação
author Oliveira, Dalgiza Andrade
author_facet Oliveira, Dalgiza Andrade
Rodrigues, Elaine Cristina
author_role author
author2 Rodrigues, Elaine Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalgiza Andrade
Rodrigues, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Produção Científica
Grupos de Pesquisa
Lei nº 12.244.
topic Biblioteca Escolar
Produção Científica
Grupos de Pesquisa
Lei nº 12.244.
description O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a temática da Biblioteca Escolar, sob os aspectos ligados à produção científica. Objetiva traçar um esboço do panorama teórico, constituído a partir da contribuição da área da Ciência da Informação. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo dos dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. Os resultados apontam para uma produção científica concentrada em alguns grupos, sendo estes criados nas últimas décadas; demonstra a variação positiva a partir de 2010, ano de implementação da Lei 12.244, que se caracteriza pela universalização das Bibliotecas Escolares, e elenca outros pontos quanto aos grupos de pesquisa, pesquisadores e a produção científica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800
10.14295/biblos.v32i1.6800
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v32i1.6800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6800/5461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 32 No. 1 (2018); 146-162
BIBLOS; v. 32 n. 1 (2018); 146-162
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098283614208