A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Blattmann, Ursula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993
Resumo: O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.
id FURG-3_a4d080cb57f9cf7128418f60538b861f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/1993
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduaçãoBiblioteca universitáriaFontes de informaçãoFluxo da informaçãoProjeto pedagógicoPlanos de ensino.O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2011-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993BIBLOS; Vol. 25 No. 1 (2011); 9-20BIBLOS; v. 25 n. 1 (2011); 9-202236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993/1223Copyright (c) 2014 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, MarliBlattmann, Ursula2018-03-12T21:19:13Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/1993Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2018-03-12T21:19:13Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
spellingShingle A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
Machado, Marli
Biblioteca universitária
Fontes de informação
Fluxo da informação
Projeto pedagógico
Planos de ensino.
title_short A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_fullStr A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_full_unstemmed A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
title_sort A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação
author Machado, Marli
author_facet Machado, Marli
Blattmann, Ursula
author_role author
author2 Blattmann, Ursula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marli
Blattmann, Ursula
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Fontes de informação
Fluxo da informação
Projeto pedagógico
Planos de ensino.
topic Biblioteca universitária
Fontes de informação
Fluxo da informação
Projeto pedagógico
Planos de ensino.
description O presente artigo verificou a relação entre a biblioteca universitária e o projeto pedagógico de um curso de graduação; analisou os fluxos e fontes de informação que subsidiam a formação universitária e sua expressão no projeto pedagógico. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados com a comunicação científica e especificamente sobre: a) biblioteca universitária; b) ensino superior no Brasil; c) projeto pedagógico; d) Planos de ensino; e) fontes de informações; f) fluxo informacional. A pesquisa caracterizou-se como documental, do tipo descritiva do ponto de vista de seus objetivos e quali-quantitativa com relação à análise e abordagem do problema. Foi aplicada na Universidade do Vale do Itajaí. O universo da pesquisa se constituiu do projeto pedagógico e de todos os planos de ensino do curso de Administração com habilitação em marketing. Foram identificados 45 planos de ensino, categorizadas as fontes de informação neles mencionadas; quantidade de bibliografias básicas e complementares indicadas por período do curso de graduação; Percebeu-se que os professores recomendam muitos títulos como bibliografia básica, e 50% deles recomendam bibliografia complementar. Notou-se que a minoria dos professores indicam fontes diferentes de Acervo Geral. Verificou-se que todas as bibliografias indicadas existem no acervo da biblioteca, entretanto, o número de exemplares é insuficiente para atender a demanda de usuários. O estudo resgata a importância de uma biblioteca trabalhar de forma integrada com o setor pedagógico, coordenadores de cursos, professores e alunos de graduação, possibilitando a articulação de um acervo com qualidade, compreendendo a recomendação do CEE/SC.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1993/1223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 25 No. 1 (2011); 9-20
BIBLOS; v. 25 n. 1 (2011); 9-20
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945097448947712