Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graupe, Mareli Eliane
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pereira, Josilaine Antunes, Celio de Moraes, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027
Resumo: O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas.
id FURG-5_1f5448e874dfc12f4827b7213de86a94
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16027
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1602710.14295/de.v11i2.16027Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 50-742358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027/10632Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGraupe, Mareli ElianePereira, Josilaine AntunesCelio de Moraes, Antonio2024-05-02T19:13:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16027Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T19:13:41Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
title Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
spellingShingle Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
Graupe, Mareli Eliane
title_short Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
title_full Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
title_fullStr Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
title_full_unstemmed Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
title_sort Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
author Graupe, Mareli Eliane
author_facet Graupe, Mareli Eliane
Pereira, Josilaine Antunes
Celio de Moraes, Antonio
author_role author
author2 Pereira, Josilaine Antunes
Celio de Moraes, Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graupe, Mareli Eliane
Pereira, Josilaine Antunes
Celio de Moraes, Antonio
description O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027
10.14295/de.v11i2.16027
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i2.16027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027/10632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 50-74
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977969758208