Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas. |
id |
FURG-5_1f5448e874dfc12f4827b7213de86a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16027 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1602710.14295/de.v11i2.16027Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 50-742358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027/10632Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGraupe, Mareli ElianePereira, Josilaine AntunesCelio de Moraes, Antonio2024-05-02T19:13:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16027Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T19:13:41Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
title |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
spellingShingle |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as Graupe, Mareli Eliane |
title_short |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
title_full |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
title_fullStr |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
title_full_unstemmed |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
title_sort |
Sexualidade nas aulas de educação física: Percepções de professores/as e alunos/as |
author |
Graupe, Mareli Eliane |
author_facet |
Graupe, Mareli Eliane Pereira, Josilaine Antunes Celio de Moraes, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Josilaine Antunes Celio de Moraes, Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graupe, Mareli Eliane Pereira, Josilaine Antunes Celio de Moraes, Antonio |
description |
O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027 10.14295/de.v11i2.16027 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.16027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16027/10632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 50-74 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977969758208 |