Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatouse que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico. |
id |
UEPG-28_e19ef5056fdeba8740572e08565eb688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12451 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionaisPolíticas públicasGêneroOrientadoras EducacionaisPedagogia da equidadeO objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatouse que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2019-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1245110.5212/Rlagg.v.10.i1.0011Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 10 n. 1 (2019); 197-2132177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451/pdf_11Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraupe, Mareli ElianeLocks, Geraldo Augustode Sousa, Lúcia Aulete Búrigo2021-03-09T22:47:31Zoai:uepg.br:article/12451Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2021-03-09T22:47:31Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
title |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
spellingShingle |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais Graupe, Mareli Eliane Políticas públicas Gênero Orientadoras Educacionais Pedagogia da equidade |
title_short |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
title_full |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
title_fullStr |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
title_sort |
Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais |
author |
Graupe, Mareli Eliane |
author_facet |
Graupe, Mareli Eliane Locks, Geraldo Augusto de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo |
author_role |
author |
author2 |
Locks, Geraldo Augusto de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graupe, Mareli Eliane Locks, Geraldo Augusto de Sousa, Lúcia Aulete Búrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Gênero Orientadoras Educacionais Pedagogia da equidade |
topic |
Políticas públicas Gênero Orientadoras Educacionais Pedagogia da equidade |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessaspolíticas na prática escolar. Constatouse que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451 10.5212/Rlagg.v.10.i1.0011 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.10.i1.0011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12451/pdf_11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 10 n. 1 (2019); 197-213 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317643596922880 |