CRIANÇAS E ADOLESCENTES MINISTRAM AULAS SOBRE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariano, Hugo Romano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9010
Resumo: O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. As análises partem de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 apresentaram às universitárias e universitários conteúdos relacionados ao gênero. A partir das apresentações das crianças e adolescentes, pudemos inferir que seus interesses sobre à temática do gênero dizem respeito à demandas próprias daquilo que os constitui enquanto sujeito, que no espaço escolar se organiza como um fazer crítico diante das relações estabelecidas nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo.
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