Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariano, Hugo Romano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10962
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 244-259, Jan/Jun. 2019.
id FURG_4fd0a0460edfe19c4492b48dad9e73fa
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10962
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeitoNiños/as y adolescentes ministran clases sobre género en la universidad: experiencia pedagógica y constitución del sujetoChildren and teenagers minister gender classes at university: pedagogical experience and constitution of the subjectGêneroSexualidadeEducação sexualEnsino SuperiorGéneroSexualidadEducación SexualEnseñanza superiorGenderSexualitySex educationHigher EducationRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 244-259, Jan/Jun. 2019.O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Unicamp. A análise parte de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 ministraram às universitárias e universitários duas aulas. A partir de suas apresentações, foi observado que as crianças e adolescentes trabalharam a temática a partir daquilo que as constitui enquanto sujeitos nas relações estabelecidas no contexto escolar e nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo.Este artículo presenta el análisis de una experiencia pedagógica propuesta en las clases de la asignatura “Cuerpo, Género y Sexualidad” en la Facultad de Educación Física de Unicamp. Se trata de una actividad en la que niños/as y adolescentes, oriundos/as de una escuela que adopta la metodología Freinet, impartieron dos clases a universitarios/as sobre la temática de género y sexualidad, mediante la presentación de sus proyectos elaborados en la propia escuela. La metodología Freinet garantiza la centralidad del(a) estudiante en el proceso formativo. Las actuaciones han sido realizadas en 2017 y 2018. En los análisis de estas dos clases se observó que niños/as y adolescentes manejan la temática desde lo que las constituyen en las relaciones establecidas en el ambiente escolar y en los procesos de normalización, subordinación y sujeción en la sociedad en general.The article presents and analyzes a higher education experience in the area of gender, sexuality and education, conducted in the discipline of "Body, Gender and Sexuality", at the Faculty of Education of the State University of Campinas. The tasks start from a pedagogical activity, with the participation of children and adolescents who provide classes on gender and sexuality, exibiting projects made by themselves at their own school. The school takes the Freinet methodology, ensuring the students’ protagonism on their learning process. The interventions were carried out in 2017 and 2018, when elementary students presented content related to gender to university students. From their views, it was seen that as children and adolescents worked on a thematic from which the subject is incorporated into the rules at the school context and in the processes of normalization, subordination and subjection in society as a whole.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T01:07:28Z2023-05-16T01:07:28Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALTMANN, H.; MARIANO, H. R. Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 244–259, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9010. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10962porAltmann, HelenaMariano, Hugo Romanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T01:07:28Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10962Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T01:07:28Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
Niños/as y adolescentes ministran clases sobre género en la universidad: experiencia pedagógica y constitución del sujeto
Children and teenagers minister gender classes at university: pedagogical experience and constitution of the subject
title Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
spellingShingle Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
Altmann, Helena
Gênero
Sexualidade
Educação sexual
Ensino Superior
Género
Sexualidad
Educación Sexual
Enseñanza superior
Gender
Sexuality
Sex education
Higher Education
title_short Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
title_full Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
title_fullStr Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
title_full_unstemmed Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
title_sort Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito
author Altmann, Helena
author_facet Altmann, Helena
Mariano, Hugo Romano
author_role author
author2 Mariano, Hugo Romano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Helena
Mariano, Hugo Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
Educação sexual
Ensino Superior
Género
Sexualidad
Educación Sexual
Enseñanza superior
Gender
Sexuality
Sex education
Higher Education
topic Gênero
Sexualidade
Educação sexual
Ensino Superior
Género
Sexualidad
Educación Sexual
Enseñanza superior
Gender
Sexuality
Sex education
Higher Education
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 244-259, Jan/Jun. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
2023-05-16T01:07:28Z
2023-05-16T01:07:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALTMANN, H.; MARIANO, H. R. Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 244–259, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9010. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10962
identifier_str_mv ALTMANN, H.; MARIANO, H. R. Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 244–259, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9010. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187250034311168