Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383
Resumo: Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.
id FURG-5_7ff7ce9be3d68e56a86095ed16a21fbb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7383
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes transEste texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.Lepidus2017-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/738310.14295/de.v5i1.7383Diversidade e Educação; v. 5 n. 1 (2017): Pessoas trans nas escolas; 24-312358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383/4827Copyright (c) 2017 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernando Guimarães Oliveira daMaio, Eliane Rose2024-03-13T18:31:18Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7383Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-03-13T18:31:18Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
spellingShingle Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
title_short Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_full Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_fullStr Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_full_unstemmed Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
title_sort Sobre vulnerabilidade escolar de estudantes trans
author Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
author_facet Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Guimarães Oliveira da
Maio, Eliane Rose
description Este texto é resultado de diálogos que pulsam na busca por movimentos de desconstrução das verdades sobre a identidade de gênero de meninas trans. Assinalamos ‘verdades’, porque nos filiamos à ideia de que não há uma única maneira de se apresentar como menina trans para o mundo social, como muitos/as acreditam na transgenitalização. Nossa incursão prevê problematizar como a escola pode produzir diferentes vulnerabilidades quando há uma transitoriedade identitária que (des)identifica o gênero culturalmente sexuado e permite com que meninas trans convivam com diferentes maneiras de expressar suas feminilidades. Buscamos, no recorte da pesquisa bibliográfica, tendo como recurso a revisão sistemática de literatura, leituras diversas que asseguram seu espaço de reflexão nos estudos culturais, para analisar como a Escola tem se colocado frente ao conjunto de im/possibilidades de se experimentar processos de (des)identificações e (des)generificadores de corpos sexuados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383
10.14295/de.v5i1.7383
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383
identifier_str_mv 10.14295/de.v5i1.7383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7383/4827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 5 n. 1 (2017): Pessoas trans nas escolas; 24-31
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975038988288