Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Mariana de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411
Resumo: Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero.
id FURG-5_93faedd47d203a00bddf758deece1d72
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8411
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de SociologiaPropõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/841110.14295/de.v6i2.8411Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 81-892358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411/5783Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Mariana de Lima2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8411Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
title Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
spellingShingle Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
Campos, Mariana de Lima
title_short Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
title_full Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
title_fullStr Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
title_full_unstemmed Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
title_sort Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
author Campos, Mariana de Lima
author_facet Campos, Mariana de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Mariana de Lima
description Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411
10.14295/de.v6i2.8411
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411/5783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 81-89
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978562203648