Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411 |
Resumo: | Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero. |
id |
FURG-5_93faedd47d203a00bddf758deece1d72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8411 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de SociologiaPropõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/841110.14295/de.v6i2.8411Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 81-892358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411/5783Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Mariana de Lima2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8411Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
title |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
spellingShingle |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia Campos, Mariana de Lima |
title_short |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
title_full |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
title_fullStr |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
title_full_unstemmed |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
title_sort |
Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia |
author |
Campos, Mariana de Lima |
author_facet |
Campos, Mariana de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Mariana de Lima |
description |
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411 10.14295/de.v6i2.8411 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411/5783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 81-89 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978562203648 |