Violência contra as mulheres e a lei maria da penha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALCÂNTARA, Mariany Fernanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62427
Resumo: Violência contra a mulher é qualquer ato que resulte na morte ou dano físico, sexual ou psicológico de uma mulher nas esferas pública e privada. Por vezes considerado um crime de ódio, este tipo de violência tem como alvo grupos específicos, sendo o gênero da vítima a principal motivação. Atualmente a violência de gênero, não está vinculada apenas a agressão, já que a mulher sofre outras agressões, como a violência psicológica e o assédio no ambiente de trabalho entre outras. E devido ao crescente número de casos de violência a mulher, foi criada a Lei de nº 11.340. O objetivo geral do trabalho e mostrar situação atual sobre a violência contra a mulher no Brasil e a eficácia da Lei Maria da Penha nos casos de violência doméstica. Como objetivos específicos; identificar quais os tipos de agressões mais recorrentes; verificar se a legislação brasileira consegue alcançar e realmente punir os agressores; averiguar se há reincidência em casos que foram denunciados. Neste trabalho usado a forma de revisão da literatura assim não se pode criar, produzir, projetar, práticas ou em campo. O fato de as denúncias terem se tornado mais frequentes devido ao respaldo das leis pertinentes, o atendimento adequado às vítimas, tanto física quanto psicossocialmente, fez surgir a percepção de aumento das ocorrências.
id Krot_b4aac7b37bccba8f2313f47884234229
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62427
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Violência contra as mulheres e a lei maria da penhaViolência domésticaViolência de gêneroLei maria da penhaViolência contra a mulher é qualquer ato que resulte na morte ou dano físico, sexual ou psicológico de uma mulher nas esferas pública e privada. Por vezes considerado um crime de ódio, este tipo de violência tem como alvo grupos específicos, sendo o gênero da vítima a principal motivação. Atualmente a violência de gênero, não está vinculada apenas a agressão, já que a mulher sofre outras agressões, como a violência psicológica e o assédio no ambiente de trabalho entre outras. E devido ao crescente número de casos de violência a mulher, foi criada a Lei de nº 11.340. O objetivo geral do trabalho e mostrar situação atual sobre a violência contra a mulher no Brasil e a eficácia da Lei Maria da Penha nos casos de violência doméstica. Como objetivos específicos; identificar quais os tipos de agressões mais recorrentes; verificar se a legislação brasileira consegue alcançar e realmente punir os agressores; averiguar se há reincidência em casos que foram denunciados. Neste trabalho usado a forma de revisão da literatura assim não se pode criar, produzir, projetar, práticas ou em campo. O fato de as denúncias terem se tornado mais frequentes devido ao respaldo das leis pertinentes, o atendimento adequado às vítimas, tanto física quanto psicossocialmente, fez surgir a percepção de aumento das ocorrências.2023-09-01T13:57:56Z2023-09-01T13:57:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62427ALCÂNTARA, Mariany Fernandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:57:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62427Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-01T13:57:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-01T13:57:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
title Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
spellingShingle Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
ALCÂNTARA, Mariany Fernanda
Violência doméstica
Violência de gênero
Lei maria da penha
title_short Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
title_full Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
title_fullStr Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
title_full_unstemmed Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
title_sort Violência contra as mulheres e a lei maria da penha
author ALCÂNTARA, Mariany Fernanda
author_facet ALCÂNTARA, Mariany Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALCÂNTARA, Mariany Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Violência doméstica
Violência de gênero
Lei maria da penha
topic Violência doméstica
Violência de gênero
Lei maria da penha
description Violência contra a mulher é qualquer ato que resulte na morte ou dano físico, sexual ou psicológico de uma mulher nas esferas pública e privada. Por vezes considerado um crime de ódio, este tipo de violência tem como alvo grupos específicos, sendo o gênero da vítima a principal motivação. Atualmente a violência de gênero, não está vinculada apenas a agressão, já que a mulher sofre outras agressões, como a violência psicológica e o assédio no ambiente de trabalho entre outras. E devido ao crescente número de casos de violência a mulher, foi criada a Lei de nº 11.340. O objetivo geral do trabalho e mostrar situação atual sobre a violência contra a mulher no Brasil e a eficácia da Lei Maria da Penha nos casos de violência doméstica. Como objetivos específicos; identificar quais os tipos de agressões mais recorrentes; verificar se a legislação brasileira consegue alcançar e realmente punir os agressores; averiguar se há reincidência em casos que foram denunciados. Neste trabalho usado a forma de revisão da literatura assim não se pode criar, produzir, projetar, práticas ou em campo. O fato de as denúncias terem se tornado mais frequentes devido ao respaldo das leis pertinentes, o atendimento adequado às vítimas, tanto física quanto psicossocialmente, fez surgir a percepção de aumento das ocorrências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-01T13:57:56Z
2023-09-01T13:57:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62427
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672968668119040