O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Lucia Mara de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.
id FURG-5_d4d361cdebb91bcd9fc3b79940ec53f0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8309
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALEste texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/830910.14295/de.v6i2.8309Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 43-522358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309/5779Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Lucia Mara de Lima2019-04-23T18:42:23Zoai:periodicos.furg.br:article/8309Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:23Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
title O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
spellingShingle O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
Padilha, Lucia Mara de Lima
title_short O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
title_full O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
title_fullStr O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
title_full_unstemmed O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
title_sort O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
author Padilha, Lucia Mara de Lima
author_facet Padilha, Lucia Mara de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Lucia Mara de Lima
description Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309
10.14295/de.v6i2.8309
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309/5779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 43-52
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978547523584