Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hames, Clarines
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kemp, Adriana Toso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664
Resumo: O foco deste texto é refletir sobre questões de sexualidade e diversidade de gênero a partir de interações realizadas na formação inicial de professores de Ciências/Biologia. Foi desenvolvida uma sequência didática nas aulas de Prática de Ensino de Biologia II, em três momentos: aulas, interações nas escolas e elaboração de artigo. Ao final, os acadêmicos responderam à questão: “no seu entendimento, a área de Biologia/Ciências tem responsabilidade na discussão das questões de gênero e sexualidade? Justifique.” Percebeu-se que as concepções dos acadêmicos ainda têm um enfoque na anatomia e fisiologia de sistemas, doenças e prevenção. A dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade é negligenciada. As reflexões apontam para a ampliação do papel da Ciência/Biologia nessas discussões, bem como a importância de um diálogo qualificado com outras áreas do conhecimento.
id UFFS-2_3f8651bb1cc836841e5e323bf39347f5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10664
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docenteO foco deste texto é refletir sobre questões de sexualidade e diversidade de gênero a partir de interações realizadas na formação inicial de professores de Ciências/Biologia. Foi desenvolvida uma sequência didática nas aulas de Prática de Ensino de Biologia II, em três momentos: aulas, interações nas escolas e elaboração de artigo. Ao final, os acadêmicos responderam à questão: “no seu entendimento, a área de Biologia/Ciências tem responsabilidade na discussão das questões de gênero e sexualidade? Justifique.” Percebeu-se que as concepções dos acadêmicos ainda têm um enfoque na anatomia e fisiologia de sistemas, doenças e prevenção. A dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade é negligenciada. As reflexões apontam para a ampliação do papel da Ciência/Biologia nessas discussões, bem como a importância de um diálogo qualificado com outras áreas do conhecimento.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1066410.36661/2595-4520.2019v2i1.10664Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 67-742595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664/7142Copyright (c) 2019 Clarines Hames, Adriana Toso Kemphttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHames, ClarinesKemp, Adriana Toso2021-07-13T05:27:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10664Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
title Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
spellingShingle Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
Hames, Clarines
title_short Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
title_full Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
title_fullStr Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
title_full_unstemmed Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
title_sort Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente
author Hames, Clarines
author_facet Hames, Clarines
Kemp, Adriana Toso
author_role author
author2 Kemp, Adriana Toso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hames, Clarines
Kemp, Adriana Toso
description O foco deste texto é refletir sobre questões de sexualidade e diversidade de gênero a partir de interações realizadas na formação inicial de professores de Ciências/Biologia. Foi desenvolvida uma sequência didática nas aulas de Prática de Ensino de Biologia II, em três momentos: aulas, interações nas escolas e elaboração de artigo. Ao final, os acadêmicos responderam à questão: “no seu entendimento, a área de Biologia/Ciências tem responsabilidade na discussão das questões de gênero e sexualidade? Justifique.” Percebeu-se que as concepções dos acadêmicos ainda têm um enfoque na anatomia e fisiologia de sistemas, doenças e prevenção. A dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade é negligenciada. As reflexões apontam para a ampliação do papel da Ciência/Biologia nessas discussões, bem como a importância de um diálogo qualificado com outras áreas do conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10664
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664/7142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Clarines Hames, Adriana Toso Kemp
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Clarines Hames, Adriana Toso Kemp
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 67-74
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611956338688