O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas. |
id |
FURG-5_d4d361cdebb91bcd9fc3b79940ec53f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8309 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALEste texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/830910.14295/de.v6i2.8309Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 43-522358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309/5779Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Lucia Mara de Lima2019-04-23T18:42:23Zoai:periodicos.furg.br:article/8309Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:23Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
title |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
spellingShingle |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL Padilha, Lucia Mara de Lima |
title_short |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
title_full |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
title_fullStr |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
title_sort |
O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL |
author |
Padilha, Lucia Mara de Lima |
author_facet |
Padilha, Lucia Mara de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Lucia Mara de Lima |
description |
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309 10.14295/de.v6i2.8309 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309/5779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 43-52 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978547523584 |