CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482 |
Resumo: | O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula. |
id |
FURG-5_fd9dad9a51a2a23b47b7d86904cfd0a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8482 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULAO trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/848210.14295/de.v6i2.8482Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 242-2482358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482/5694Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrozco Marin, Yonier Alexander2019-04-23T18:42:25Zoai:periodicos.furg.br:article/8482Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:25Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
title |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA Orozco Marin, Yonier Alexander |
title_short |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
title_full |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
title_sort |
CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA |
author |
Orozco Marin, Yonier Alexander |
author_facet |
Orozco Marin, Yonier Alexander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orozco Marin, Yonier Alexander |
description |
O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482 10.14295/de.v6i2.8482 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482/5694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 242-248 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978570592256 |