CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orozco Marin, Yonier Alexander
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482
Resumo: O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.
id FURG-5_fd9dad9a51a2a23b47b7d86904cfd0a0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8482
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULAO trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/848210.14295/de.v6i2.8482Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 242-2482358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482/5694Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrozco Marin, Yonier Alexander2019-04-23T18:42:25Zoai:periodicos.furg.br:article/8482Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:25Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
title CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
spellingShingle CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
Orozco Marin, Yonier Alexander
title_short CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
title_full CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
title_fullStr CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
title_sort CLIPES MUSICAIS COMO RECURSO PARA INTRODUZIR O DEBATE SOBRE AS DIVERSIDADES-IDENTIDADES EM SALA DE AULA
author Orozco Marin, Yonier Alexander
author_facet Orozco Marin, Yonier Alexander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orozco Marin, Yonier Alexander
description O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482
10.14295/de.v6i2.8482
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482/5694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 242-248
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978570592256