Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Yonier Alexander Orozco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018.
id FURG_fff8a79b9b4ac77fcf738c0d528f2495
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11029
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aulaVideos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en claseMusic video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroomEducação sexualEstudos de gêneroDiversidade e escolaEducación sexualEstudios de géneroDiversidad y escuelaDiversity and schoolScience EducationSex educationRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018.O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula.El trabajo aborda las potencialidades de los videos musicales para abordar las cuestiones de las identidades y la diversidad sexual y de género en el aula, desde la perspectiva de profesoras y profesores de ciencias naturales. Se presenta un breve análisis de cinco videos musicales que permiten un abordaje transgresor de esas cuestiones. Los análisis permiten resaltar el potencial de los videos para promover sentidos no sólo estéticos, sino también críticos sobre los productos culturales por parte de alumnas y alumnos, la importancia de la mediación docente y la posibilidad de cuestionar estereotipos en el aula.The paper approaches the potential of music videos to address issues of gender and sexual identity and diversity in the classroom, from the perspective of teachers of natural sciences. We present a brief analysis of five musical videos that allow a transgressive approach to these questions. The analysis highlights the potential of the videos to promote not only an esthetic but also critical aspects about cultural products by students, the importance of teacher mediation and the possibility of questioning stereotypes in the classroom.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-28T23:05:34Z2023-05-28T23:05:34Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1102910.14295/de.v6i2.8482porMarin, Yonier Alexander Orozcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-28T23:05:34Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11029Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-28T23:05:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
Videos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en clase
Music video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroom
title Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
spellingShingle Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
Marin, Yonier Alexander Orozco
Educação sexual
Estudos de gênero
Diversidade e escola
Educación sexual
Estudios de género
Diversidad y escuela
Diversity and school
Science Education
Sex education
title_short Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
title_full Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
title_fullStr Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
title_full_unstemmed Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
title_sort Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula
author Marin, Yonier Alexander Orozco
author_facet Marin, Yonier Alexander Orozco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Yonier Alexander Orozco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Estudos de gênero
Diversidade e escola
Educación sexual
Estudios de género
Diversidad y escuela
Diversity and school
Science Education
Sex education
topic Educação sexual
Estudos de gênero
Diversidade e escola
Educación sexual
Estudios de género
Diversidad y escuela
Diversity and school
Science Education
Sex education
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2023-05-28T23:05:34Z
2023-05-28T23:05:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029
10.14295/de.v6i2.8482
identifier_str_mv MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8482
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384378466107392