DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6082 |
Resumo: | A Síndrome de Down (SD) é considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa genética de retardo mental estudada. A ciência tem feito progressos em relação aos estudos que norteiam esta síndrome, colocando em debate a incapacidade cognitiva atribuída ao indivíduo com SD. Sendo assim, a humanidade vive um dilema. A criança com SD está fadada a frequentar uma escola especial ou tem condições de frequentar o ensino regular? Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema de inclusão social e desenvolvimento cognitivo do paciente com SD, baseada em livros, textos e artigos eletrônicos nos bancos de dados BVS, Scielo e PubMed. Os artigos utilizados são atuais, uma vez que a inclusão, numa rede de ensino regular, de pessoas, ainda, estereotipadas e estigmatizadas pela população é um paradigma social recente que ainda está sendo estudado. A análise dos artigos demonstraram que as diferenças de crianças com SD foram significativas em nível de autocuidado, mobilidade e principalmente linguagem (a qual é fundamental para uma interação social), em comparação com crianças cujo desenvolvimento é normal. O desempenho funcional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome, porém com o apoio de familiares e cuidadores, com o incentivo de professores devidamente capacitados e com o amparo de profissionais da área da saúde, a ideia de inclusão pode vir a tornar-se uma opção real de benefício a essas crianças. |
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DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICASíndrome de Downdesenvolvimento da linguageminclusão educacionalA Síndrome de Down (SD) é considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa genética de retardo mental estudada. A ciência tem feito progressos em relação aos estudos que norteiam esta síndrome, colocando em debate a incapacidade cognitiva atribuída ao indivíduo com SD. Sendo assim, a humanidade vive um dilema. A criança com SD está fadada a frequentar uma escola especial ou tem condições de frequentar o ensino regular? Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema de inclusão social e desenvolvimento cognitivo do paciente com SD, baseada em livros, textos e artigos eletrônicos nos bancos de dados BVS, Scielo e PubMed. Os artigos utilizados são atuais, uma vez que a inclusão, numa rede de ensino regular, de pessoas, ainda, estereotipadas e estigmatizadas pela população é um paradigma social recente que ainda está sendo estudado. A análise dos artigos demonstraram que as diferenças de crianças com SD foram significativas em nível de autocuidado, mobilidade e principalmente linguagem (a qual é fundamental para uma interação social), em comparação com crianças cujo desenvolvimento é normal. O desempenho funcional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome, porém com o apoio de familiares e cuidadores, com o incentivo de professores devidamente capacitados e com o amparo de profissionais da área da saúde, a ideia de inclusão pode vir a tornar-se uma opção real de benefício a essas crianças.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6082VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 27 (2015); 30-352177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6082/3755Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndreazza, Caroline AndreazzaWild, NatanCunha, Carlos EduardoSilva Mendes, Fábio Raniére daCosta-Motta, Fabiana Maia Moura2018-11-09T12:52:17Zoai:periodicos.furg.br:article/6082Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:52:17Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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