O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, HELOÍSA AIKIN
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GOMES, VERA LÚCIA DE OLIVEIRA, CABREIRA, GRACIELA OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7596
Resumo: O presente estudo consiste em uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivo incitar nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental o prazer pela promoção de saúde, por meio da formação de hábitos saudáveis de vida. Percebendo-se a enfermeira como integrante da comunidade escolar, procurou-se diagnosticar situações que dificultam a promoção de saúde na escola. Para tanto, realizou-se entrevistas com a diretora, professora, pais e mães das crianças. Problemas referentes à agressividade, falta de higiene, de cuidado com o material escolar, de atenção, de interesse pelas atividades propostas pela professora, de envolvimento dos pais e mães, e de motivação por parte da professora, emergiram dos dados coletados. Selecionaram-se, com a comunidade escolar, estratégias que pudessem despertar nas crianças o gosto pelo autocuidado, o interesse pela promoção pessoal, incluindo a saúde e educação, e pela participação nas atividades de aula e da escola. Percebeu-se que, embora tivesse concordado com a proposta, a professora não se envolveu no processo. Mesmo assim, as crianças se entusiasmaram, demonstrando que o início da escolarização constitui em momento propício à promoção de saúde e qualidade de vida.
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