O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7596 |
Resumo: | O presente estudo consiste em uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivo incitar nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental o prazer pela promoção de saúde, por meio da formação de hábitos saudáveis de vida. Percebendo-se a enfermeira como integrante da comunidade escolar, procurou-se diagnosticar situações que dificultam a promoção de saúde na escola. Para tanto, realizou-se entrevistas com a diretora, professora, pais e mães das crianças. Problemas referentes à agressividade, falta de higiene, de cuidado com o material escolar, de atenção, de interesse pelas atividades propostas pela professora, de envolvimento dos pais e mães, e de motivação por parte da professora, emergiram dos dados coletados. Selecionaram-se, com a comunidade escolar, estratégias que pudessem despertar nas crianças o gosto pelo autocuidado, o interesse pela promoção pessoal, incluindo a saúde e educação, e pela participação nas atividades de aula e da escola. Percebeu-se que, embora tivesse concordado com a proposta, a professora não se envolveu no processo. Mesmo assim, as crianças se entusiasmaram, demonstrando que o início da escolarização constitui em momento propício à promoção de saúde e qualidade de vida. |
id |
FURG-6_ef8e16bdbb5dec11ba6b68ca647535e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7596 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEMenfermagem escolarsaúde escolarpromoção de saúdeSchool nursingschool healthhealth promotionO presente estudo consiste em uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivo incitar nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental o prazer pela promoção de saúde, por meio da formação de hábitos saudáveis de vida. Percebendo-se a enfermeira como integrante da comunidade escolar, procurou-se diagnosticar situações que dificultam a promoção de saúde na escola. Para tanto, realizou-se entrevistas com a diretora, professora, pais e mães das crianças. Problemas referentes à agressividade, falta de higiene, de cuidado com o material escolar, de atenção, de interesse pelas atividades propostas pela professora, de envolvimento dos pais e mães, e de motivação por parte da professora, emergiram dos dados coletados. Selecionaram-se, com a comunidade escolar, estratégias que pudessem despertar nas crianças o gosto pelo autocuidado, o interesse pela promoção pessoal, incluindo a saúde e educação, e pela participação nas atividades de aula e da escola. Percebeu-se que, embora tivesse concordado com a proposta, a professora não se envolveu no processo. Mesmo assim, as crianças se entusiasmaram, demonstrando que o início da escolarização constitui em momento propício à promoção de saúde e qualidade de vida.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/759610.14295/vittalle.v16i1.7596VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 16 n. 1 (2004); 35-442177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGCopyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGARCIA, HELOÍSA AIKINGOMES, VERA LÚCIA DE OLIVEIRACABREIRA, GRACIELA OLIVEIRA2017-12-11T17:31:57Zoai:periodicos.furg.br:article/7596Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2017-12-11T17:31:57Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
title |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
spellingShingle |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM GARCIA, HELOÍSA AIKIN enfermagem escolar saúde escolar promoção de saúde School nursing school health health promotion |
title_short |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
title_full |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
title_fullStr |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
title_sort |
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MOMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM |
author |
GARCIA, HELOÍSA AIKIN |
author_facet |
GARCIA, HELOÍSA AIKIN GOMES, VERA LÚCIA DE OLIVEIRA CABREIRA, GRACIELA OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, VERA LÚCIA DE OLIVEIRA CABREIRA, GRACIELA OLIVEIRA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, HELOÍSA AIKIN GOMES, VERA LÚCIA DE OLIVEIRA CABREIRA, GRACIELA OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem escolar saúde escolar promoção de saúde School nursing school health health promotion |
topic |
enfermagem escolar saúde escolar promoção de saúde School nursing school health health promotion |
description |
O presente estudo consiste em uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivo incitar nas crianças da 1ª série do Ensino Fundamental o prazer pela promoção de saúde, por meio da formação de hábitos saudáveis de vida. Percebendo-se a enfermeira como integrante da comunidade escolar, procurou-se diagnosticar situações que dificultam a promoção de saúde na escola. Para tanto, realizou-se entrevistas com a diretora, professora, pais e mães das crianças. Problemas referentes à agressividade, falta de higiene, de cuidado com o material escolar, de atenção, de interesse pelas atividades propostas pela professora, de envolvimento dos pais e mães, e de motivação por parte da professora, emergiram dos dados coletados. Selecionaram-se, com a comunidade escolar, estratégias que pudessem despertar nas crianças o gosto pelo autocuidado, o interesse pela promoção pessoal, incluindo a saúde e educação, e pela participação nas atividades de aula e da escola. Percebeu-se que, embora tivesse concordado com a proposta, a professora não se envolveu no processo. Mesmo assim, as crianças se entusiasmaram, demonstrando que o início da escolarização constitui em momento propício à promoção de saúde e qualidade de vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7596 10.14295/vittalle.v16i1.7596 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7596 |
identifier_str_mv |
10.14295/vittalle.v16i1.7596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 16 n. 1 (2004); 35-44 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041720012046336 |