APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 |
Resumo: | A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. |
id |
FURG-8_80b6908ce885dff3efac5fa72406eaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12254 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFEaprendizagem organizacionalaprendizagem informalfacilitadoresinibidoresInstitutos Federais de EnsinoA aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1225410.17648/2236-7608-v26n1-12254SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)2236-76080102-736010.17648/2236-7608-v26n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276Copyright (c) 2021 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrasco, Tiele Silveirada Silva, Francielle Molon2022-01-18T17:51:41Zoai:periodicos.furg.br:article/12254Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2022-01-18T17:51:41Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE Carrasco, Tiele Silveira aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
title_short |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_full |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_sort |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
author |
Carrasco, Tiele Silveira |
author_facet |
Carrasco, Tiele Silveira da Silva, Francielle Molon |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Francielle Molon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrasco, Tiele Silveira da Silva, Francielle Molon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
topic |
aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
description |
A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 |
identifier_str_mv |
10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022) 2236-7608 0102-7360 10.17648/2236-7608-v26n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740703596544 |