Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204
Resumo: Este artigo analisa aspectos ligados à criação e atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo. Examina algumas das práticas de higienização e disciplinamento da infância instituídas nas escolas primárias paulistas, como parte da atuação do corpo de médicos inspetores escolares, detendo-se, mais especificamente, naquelas que se articulam aos intentos de produção de um conhecimento científico sobre a infância. Busca, nesse sentido, responder a algumas indagações que fazem parte de um investimento de pesquisa mais amplo, por meio do qual se procura compreender os vínculos entre as pautas de higienização e os intentos de universalização e modernização do ensino primário em São Paulo, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do século XX.
id UNOCHAPO-1_b75cc672e3d1f0c78159cc6b01d71c4a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4204
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infânciaAprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.Este artigo analisa aspectos ligados à criação e atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo. Examina algumas das práticas de higienização e disciplinamento da infância instituídas nas escolas primárias paulistas, como parte da atuação do corpo de médicos inspetores escolares, detendo-se, mais especificamente, naquelas que se articulam aos intentos de produção de um conhecimento científico sobre a infância. Busca, nesse sentido, responder a algumas indagações que fazem parte de um investimento de pesquisa mais amplo, por meio do qual se procura compreender os vínculos entre as pautas de higienização e os intentos de universalização e modernização do ensino primário em São Paulo, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do século XX.Unochapecó2018-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/420410.22196/rp.v6i13.4204Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 13: Jul. / Dez. 2004; 201-218Revista Pedagógica; v. 6 n. 13: Jul. / Dez. 2004; 201-2181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204/2384Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Heloísa Helena Pimenta2018-02-11T20:18:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4204Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:18:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
title Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
spellingShingle Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Aprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.
title_short Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
title_full Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
title_fullStr Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
title_full_unstemmed Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
title_sort Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância
author Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author_facet Rocha, Heloísa Helena Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Heloísa Helena Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.
topic Aprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.
description Este artigo analisa aspectos ligados à criação e atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo. Examina algumas das práticas de higienização e disciplinamento da infância instituídas nas escolas primárias paulistas, como parte da atuação do corpo de médicos inspetores escolares, detendo-se, mais especificamente, naquelas que se articulam aos intentos de produção de um conhecimento científico sobre a infância. Busca, nesse sentido, responder a algumas indagações que fazem parte de um investimento de pesquisa mais amplo, por meio do qual se procura compreender os vínculos entre as pautas de higienização e os intentos de universalização e modernização do ensino primário em São Paulo, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do século XX.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204
10.22196/rp.v6i13.4204
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204
identifier_str_mv 10.22196/rp.v6i13.4204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204/2384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 13: Jul. / Dez. 2004; 201-218
Revista Pedagógica; v. 6 n. 13: Jul. / Dez. 2004; 201-218
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994800107520