Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimidt, Deborah Andrade Torquato
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Elisabeth Christmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4347
Resumo: O artigo apresenta a síntese da pesquisa realizada em escolas do ensino fundamental e médio do município de Curitiba que teve por objetivo conhecer e compreender como a questão ambiental, e mais especificamente a Educação Ambiental, vem sendo compreendida e trabalhada por professores e pedagogos destas escolas. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. O trabalho está fundamentado pelo referencial crítico da Educação Ambiental, e em autores que discutem os desafios para superar a fragmentação do conhecimento, entre eles Edgar Morin e Enrique Leff. Os resultados mostram que pouco se avançou na inserção de novos pressupostos teóricos e métodos pedagógicos que incorporem o saber ambiental para a superação das formas pedagógicas, insuficientes para enfrentar a complexidade ambiental que o momento atual exige.
id FURG-9_02388eceb54013eac11035db9e3dca53
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4347
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the schooleducaçãoeducação ambientalescolaO artigo apresenta a síntese da pesquisa realizada em escolas do ensino fundamental e médio do município de Curitiba que teve por objetivo conhecer e compreender como a questão ambiental, e mais especificamente a Educação Ambiental, vem sendo compreendida e trabalhada por professores e pedagogos destas escolas. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. O trabalho está fundamentado pelo referencial crítico da Educação Ambiental, e em autores que discutem os desafios para superar a fragmentação do conhecimento, entre eles Edgar Morin e Enrique Leff. Os resultados mostram que pouco se avançou na inserção de novos pressupostos teóricos e métodos pedagógicos que incorporem o saber ambiental para a superação das formas pedagógicas, insuficientes para enfrentar a complexidade ambiental que o momento atual exige.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/434710.14295/remea.v31i1.4347REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 252-2701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4347/2877Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchimidt, Deborah Andrade TorquatoRamos, Elisabeth Christmann2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4347Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
title Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
spellingShingle Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
Schimidt, Deborah Andrade Torquato
educação
educação ambiental
escola
title_short Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
title_full Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
title_fullStr Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
title_full_unstemmed Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
title_sort Educação ambiental: da teoria ao chão da escola Environmental education: from theory to the floor of the school
author Schimidt, Deborah Andrade Torquato
author_facet Schimidt, Deborah Andrade Torquato
Ramos, Elisabeth Christmann
author_role author
author2 Ramos, Elisabeth Christmann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimidt, Deborah Andrade Torquato
Ramos, Elisabeth Christmann
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação ambiental
escola
topic educação
educação ambiental
escola
description O artigo apresenta a síntese da pesquisa realizada em escolas do ensino fundamental e médio do município de Curitiba que teve por objetivo conhecer e compreender como a questão ambiental, e mais especificamente a Educação Ambiental, vem sendo compreendida e trabalhada por professores e pedagogos destas escolas. Visou ainda analisar se esses educadores se sentem preparados para trabalhar com este assunto. O trabalho está fundamentado pelo referencial crítico da Educação Ambiental, e em autores que discutem os desafios para superar a fragmentação do conhecimento, entre eles Edgar Morin e Enrique Leff. Os resultados mostram que pouco se avançou na inserção de novos pressupostos teóricos e métodos pedagógicos que incorporem o saber ambiental para a superação das formas pedagógicas, insuficientes para enfrentar a complexidade ambiental que o momento atual exige.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4347
10.14295/remea.v31i1.4347
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4347
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i1.4347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4347/2877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 252-270
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784026562560