Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Julio Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Cae
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643
Resumo: O artigo apresenta uma análise de como a temática “água” tem sido abordada nos livros didáticos de Química do ensino médio. Os resultados evidenciam, em grande parte, uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos relacionados à temática “água” através de textos com aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. A partir dessa análise inicial, propõe-se a construção de um modelo para a inserção da educação ambiental no ensino de Química por meio do tema gerador “água”. Desta forma, a pesquisa objetiva incentivar/contribuir com práticas pedagógicas em estudos de Química que favoreçam o contato de alunos com a temática ambiental, compreendendo experiências de aprendizado que sejam prazerosas e significativas para os alunos. The article shows an analysis of how the theme “water” is presented in chemistry textbooks in high school settings. The results show, to a large extent, a contextualized approach of the chemical contents related to the theme “water” through texts with technological applications and their environmental, social, political and economic implications. From this initial analysis, the authors propose the construction of a model for the insertion of environmental education in the teaching of Chemistry using “water” as a generative theme. The research aims to encourage and to contribute with pedagogical practices in Chemistry studies that favor the contact of students with environmental themes in learning experiences that are pleasurable and meaningful for students. El artículo presenta un análisis de cómo la temática “agua” ha sido abordada en los libros didácticos de Química de la enseñanza media. Los resultados evidencian, en gran parte, un enfoque contextualizado de los contenidos químicos relacionados con la temática “agua” a través de textos con aplicaciones tecnológicas y sus implicaciones ambientales, sociales, políticas y económicas. A partir de ese análisis inicial, se propone la construcción de un modelo para la inserción de la educación ambiental en la enseñanza de Química por medio del tema generador “agua”. De esta forma, la investigación objetiva incentivar/contribuir con prácticas pedagógicas en estudios de Química que favorezcan el contacto de alumnos con la temática ambiental, comprendiendo experiencias de aprendizaje que sean placenteras y significativas para los alumnos.
id FURG-9_03c4be7f3725f83727165cfa3e970fd5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7643
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.Ambientalização CurricularEnsino de QuímicaTemas GeradoresO artigo apresenta uma análise de como a temática “água” tem sido abordada nos livros didáticos de Química do ensino médio. Os resultados evidenciam, em grande parte, uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos relacionados à temática “água” através de textos com aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. A partir dessa análise inicial, propõe-se a construção de um modelo para a inserção da educação ambiental no ensino de Química por meio do tema gerador “água”. Desta forma, a pesquisa objetiva incentivar/contribuir com práticas pedagógicas em estudos de Química que favoreçam o contato de alunos com a temática ambiental, compreendendo experiências de aprendizado que sejam prazerosas e significativas para os alunos. The article shows an analysis of how the theme “water” is presented in chemistry textbooks in high school settings. The results show, to a large extent, a contextualized approach of the chemical contents related to the theme “water” through texts with technological applications and their environmental, social, political and economic implications. From this initial analysis, the authors propose the construction of a model for the insertion of environmental education in the teaching of Chemistry using “water” as a generative theme. The research aims to encourage and to contribute with pedagogical practices in Chemistry studies that favor the contact of students with environmental themes in learning experiences that are pleasurable and meaningful for students. El artículo presenta un análisis de cómo la temática “agua” ha sido abordada en los libros didácticos de Química de la enseñanza media. Los resultados evidencian, en gran parte, un enfoque contextualizado de los contenidos químicos relacionados con la temática “agua” a través de textos con aplicaciones tecnológicas y sus implicaciones ambientales, sociales, políticas y económicas. A partir de ese análisis inicial, se propone la construcción de un modelo para la inserción de la educación ambiental en la enseñanza de Química por medio del tema generador “agua”. De esta forma, la investigación objetiva incentivar/contribuir con prácticas pedagógicas en estudios de Química que favorezcan el contacto de alumnos con la temática ambiental, comprendiendo experiencias de aprendizaje que sean placenteras y significativas para los alumnos.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/764310.14295/remea.v35i2.7643REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 62-861517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643/5375Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Julio GomesRodrigues, Cae2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7643Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
title Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
spellingShingle Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
dos Santos, Julio Gomes
Ambientalização Curricular
Ensino de Química
Temas Geradores
title_short Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
title_full Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
title_fullStr Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
title_full_unstemmed Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
title_sort Educação ambiental no ensino de Química: a “água” como tema geradorEnvironmental education in the teaching of Chemistry: “water” as a generative themeEducación ambiental en la enseñanza de Química: la “agua” como tema generador.
author dos Santos, Julio Gomes
author_facet dos Santos, Julio Gomes
Rodrigues, Cae
author_role author
author2 Rodrigues, Cae
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Julio Gomes
Rodrigues, Cae
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Ensino de Química
Temas Geradores
topic Ambientalização Curricular
Ensino de Química
Temas Geradores
description O artigo apresenta uma análise de como a temática “água” tem sido abordada nos livros didáticos de Química do ensino médio. Os resultados evidenciam, em grande parte, uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos relacionados à temática “água” através de textos com aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. A partir dessa análise inicial, propõe-se a construção de um modelo para a inserção da educação ambiental no ensino de Química por meio do tema gerador “água”. Desta forma, a pesquisa objetiva incentivar/contribuir com práticas pedagógicas em estudos de Química que favoreçam o contato de alunos com a temática ambiental, compreendendo experiências de aprendizado que sejam prazerosas e significativas para os alunos. The article shows an analysis of how the theme “water” is presented in chemistry textbooks in high school settings. The results show, to a large extent, a contextualized approach of the chemical contents related to the theme “water” through texts with technological applications and their environmental, social, political and economic implications. From this initial analysis, the authors propose the construction of a model for the insertion of environmental education in the teaching of Chemistry using “water” as a generative theme. The research aims to encourage and to contribute with pedagogical practices in Chemistry studies that favor the contact of students with environmental themes in learning experiences that are pleasurable and meaningful for students. El artículo presenta un análisis de cómo la temática “agua” ha sido abordada en los libros didácticos de Química de la enseñanza media. Los resultados evidencian, en gran parte, un enfoque contextualizado de los contenidos químicos relacionados con la temática “agua” a través de textos con aplicaciones tecnológicas y sus implicaciones ambientales, sociales, políticas y económicas. A partir de ese análisis inicial, se propone la construcción de un modelo para la inserción de la educación ambiental en la enseñanza de Química por medio del tema generador “agua”. De esta forma, la investigación objetiva incentivar/contribuir con prácticas pedagógicas en estudios de Química que favorezcan el contacto de alumnos con la temática ambiental, comprendiendo experiencias de aprendizaje que sean placenteras y significativas para los alumnos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643
10.14295/remea.v35i2.7643
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7643/5375
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 62-86
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786146783232