Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomio, Daniela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jantz, Alexandra Roberta, Uber, Dauton, Appel, Giulliana, Weber, Scheila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.
id FURG-9_7008e157130384482de85d740478648f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3978
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerabilityEducação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema geradorA pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/397810.14295/remea.v30i2.3978REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 335 - 3551517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978/2486Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomio, DanielaJantz, Alexandra RobertaUber, DautonAppel, GiullianaWeber, Scheila2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3978Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
title Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
spellingShingle Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
Tomio, Daniela
Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador
title_short Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
title_full Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
title_fullStr Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
title_full_unstemmed Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
title_sort Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
author Tomio, Daniela
author_facet Tomio, Daniela
Jantz, Alexandra Roberta
Uber, Dauton
Appel, Giulliana
Weber, Scheila
author_role author
author2 Jantz, Alexandra Roberta
Uber, Dauton
Appel, Giulliana
Weber, Scheila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomio, Daniela
Jantz, Alexandra Roberta
Uber, Dauton
Appel, Giulliana
Weber, Scheila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador
topic Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador
description A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978
10.14295/remea.v30i2.3978
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978/2486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 335 - 355
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784002445312