Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental. |
id |
FURG-9_7008e157130384482de85d740478648f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3978 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerabilityEducação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema geradorA pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.Lepidus2014-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/397810.14295/remea.v30i2.3978REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 335 - 3551517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978/2486Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomio, DanielaJantz, Alexandra RobertaUber, DautonAppel, GiullianaWeber, Scheila2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3978Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
title |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
spellingShingle |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability Tomio, Daniela Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador |
title_short |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
title_full |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
title_fullStr |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
title_sort |
Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability |
author |
Tomio, Daniela |
author_facet |
Tomio, Daniela Jantz, Alexandra Roberta Uber, Dauton Appel, Giulliana Weber, Scheila |
author_role |
author |
author2 |
Jantz, Alexandra Roberta Uber, Dauton Appel, Giulliana Weber, Scheila |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomio, Daniela Jantz, Alexandra Roberta Uber, Dauton Appel, Giulliana Weber, Scheila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador |
topic |
Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador |
description |
A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978 10.14295/remea.v30i2.3978 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3978/2486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 335 - 355 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784002445312 |