EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luizari, Rosa Acassia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santana, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320
Resumo: Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza.
id FURG-9_19941c4cedb1072e49fd955337a3b609
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3320
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADEeducação ambientalepistemologia da complexidadepensamento complexo.Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza.Lepidus2013-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/332010.14295/remea.v18i0.3320REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320/1984Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuizari, Rosa AcassiaSantana, Luiz Carlos2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3320Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
Luizari, Rosa Acassia
educação ambiental
epistemologia da complexidade
pensamento complexo.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
author Luizari, Rosa Acassia
author_facet Luizari, Rosa Acassia
Santana, Luiz Carlos
author_role author
author2 Santana, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luizari, Rosa Acassia
Santana, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
epistemologia da complexidade
pensamento complexo.
topic educação ambiental
epistemologia da complexidade
pensamento complexo.
description Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320
10.14295/remea.v18i0.3320
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320/1984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782942334976