EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza. |
id |
FURG-9_19941c4cedb1072e49fd955337a3b609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3320 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADEeducação ambientalepistemologia da complexidadepensamento complexo.Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza.Lepidus2013-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/332010.14295/remea.v18i0.3320REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320/1984Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuizari, Rosa AcassiaSantana, Luiz Carlos2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3320Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE Luizari, Rosa Acassia educação ambiental epistemologia da complexidade pensamento complexo. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE |
author |
Luizari, Rosa Acassia |
author_facet |
Luizari, Rosa Acassia Santana, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luiz Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luizari, Rosa Acassia Santana, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental epistemologia da complexidade pensamento complexo. |
topic |
educação ambiental epistemologia da complexidade pensamento complexo. |
description |
Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo de obras de Edgar Morin e textos de pesquisadores que se fundamentam nas idéias desse autor. Procuramos abordar o pensamento complexo de Morin e explicitar a presença ou influência desse pensamento em pesquisas sobre Educação Ambiental. De que maneiram essas pesquisas ou textos teóricos sobre Educação Ambiental são influenciados pelo pensamento complexo e como isto é explicitado neles? Essa é a questão que aqui buscamos responder. A contribuição do pensamento complexo de Morin à Educação Ambiental é evidenciada nas pesquisas analisadas quando as mesmas ressaltam a possibilidade de superação do pensamento fragmentado no processo educativo voltado à questão do meio ambiente. Evidencia-se, também, sua contribuição ao entendimento tanto dos problemas ambientais hoje vivenciados pela humanidade quanto da relação entre os grupos sociais e a natureza. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320 10.14295/remea.v18i0.3320 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v18i0.3320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3320/1984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782942334976 |