A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades. |
id |
FURG-9_18d9598797580068d5539761016668c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5144 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambientalInterdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/514410.14295/remea.v32i1.5144REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 344-3571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144/3333Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Dirlei AndradeSantos, Juliana OliveiraSampaio, Rubens Jesusda Silva Junior, Milton FerreiraSilva Santos, Luís Rogério Cosme2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5144Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
title |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental Bonfim, Dirlei Andrade Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental. |
title_short |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
title_full |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
title_sort |
A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental |
author |
Bonfim, Dirlei Andrade |
author_facet |
Bonfim, Dirlei Andrade Santos, Juliana Oliveira Sampaio, Rubens Jesus da Silva Junior, Milton Ferreira Silva Santos, Luís Rogério Cosme |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Juliana Oliveira Sampaio, Rubens Jesus da Silva Junior, Milton Ferreira Silva Santos, Luís Rogério Cosme |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfim, Dirlei Andrade Santos, Juliana Oliveira Sampaio, Rubens Jesus da Silva Junior, Milton Ferreira Silva Santos, Luís Rogério Cosme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental. |
topic |
Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental. |
description |
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144 10.14295/remea.v32i1.5144 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.5144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144/3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 344-357 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784954552320 |