A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Dirlei Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Juliana Oliveira, Sampaio, Rubens Jesus, da Silva Junior, Milton Ferreira, Silva Santos, Luís Rogério Cosme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades.
id FURG-9_18d9598797580068d5539761016668c4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5144
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambientalInterdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/514410.14295/remea.v32i1.5144REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 344-3571517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144/3333Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Dirlei AndradeSantos, Juliana OliveiraSampaio, Rubens Jesusda Silva Junior, Milton FerreiraSilva Santos, Luís Rogério Cosme2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5144Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
title A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
spellingShingle A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
Bonfim, Dirlei Andrade
Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.
title_short A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
title_full A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
title_fullStr A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
title_sort A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental
author Bonfim, Dirlei Andrade
author_facet Bonfim, Dirlei Andrade
Santos, Juliana Oliveira
Sampaio, Rubens Jesus
da Silva Junior, Milton Ferreira
Silva Santos, Luís Rogério Cosme
author_role author
author2 Santos, Juliana Oliveira
Sampaio, Rubens Jesus
da Silva Junior, Milton Ferreira
Silva Santos, Luís Rogério Cosme
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim, Dirlei Andrade
Santos, Juliana Oliveira
Sampaio, Rubens Jesus
da Silva Junior, Milton Ferreira
Silva Santos, Luís Rogério Cosme
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.
topic Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.
description Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144
10.14295/remea.v32i1.5144
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i1.5144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5144/3333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 344-357
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784954552320