A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Peter da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Di Maio, Angelica Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331
Resumo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali-quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental. : The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness. El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia, contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental.
id FURG-9_26270aa327c2c02c2e90c0c09be325a4
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7331
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglarEducação AmbientalPercepção AmbientalTrabalho de CampoO objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali-quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental. : The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness. El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia, contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa experimental com uma abordagem quali-quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/733110.14295/remea.v35i1.7331REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 21-411517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331/5180Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Peter da SilvaDi Maio, Angelica Carvalho2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7331Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
spellingShingle A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
Rosa, Peter da Silva
Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Trabalho de Campo
title_short A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title_full A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title_fullStr A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title_full_unstemmed A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
title_sort A importância do trabalho de campo para a Educação Ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezalThe importance of field work for Environmental Education: experience conducted with high school students in the mangrove ecosystemLa importancia del trabajo de campo para la Educación Ambiental: experiencia realizada com alumnos de la secundaria em el ecosistema manglar
author Rosa, Peter da Silva
author_facet Rosa, Peter da Silva
Di Maio, Angelica Carvalho
author_role author
author2 Di Maio, Angelica Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Peter da Silva
Di Maio, Angelica Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Trabalho de Campo
topic Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Trabalho de Campo
description O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali-quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental. : The objective of this work was to demonstrate the important contribution of the field work to Environmental Education through the analysis of the perception of high school students in relation to the mangrove ecosystem. It is an experimental research with a qualitative-quantitative approach, where the students' perception was evaluated through semi-open questionnaires, field observation, post-field debate and reports produced by them. The results indicated that although the mangrove is one of the municipality’s ecosystems where the students live, the previous knowledge demonstrated by them in relation to such ecosystem was very limited. However, from the developed field work it was noticed a substantial change in students' perceptions, who began to understand, in a more comprehensive way, the characteristics of the mangrove and to recognize its importance, thus contributing to the construction of an environmental awareness. El objetivo de este trabajo fue demostrar la importante contribución del trabajo de campo para la Educación Ambiental a través de un análisis de la percepción de los alumnos de la enseñanza media en relación al ecosistema manglar. Tratase de una investigación experimental con un abordaje cualitativo y cuantitativo, en donde se evaluó la percepción de los alumnos a través de cuestionamientos entreabiertos, observación de campo, debates pues campo y apuntamientos producidos por los mismos. Los resultados apuntaron que a pesar del manglar constituir uno de los ecosistemas del municipio de la vivencia de los alumnos, el conocimiento previo he demostrado por ellos en relación a tal ecosistema era muy limitado. Entretanto, a partir del trabajo de campo desarrollado hemos observado un cambio sustancial de la percepción de los alumnos, que pasaron a comprender, de forma más abarcador, las características del manglar y a reconocer su importancia, contribuyendo así para la construcción de una consciencia ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa experimental com uma abordagem quali-quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331
10.14295/remea.v35i1.7331
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7331/5180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 21-41
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786085965824