A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais. |
id |
FURG-9_2d9120d29e4094163ac32166c5198b11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3021 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTEParâmetros Curriculares NacionaisTemas TransversaisEducação Ambiental.O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais.Lepidus2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/302110.14295/remea.v17i0.3021REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021/1710Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Sandro AlvesEcheverria, Agustina RosaOliveira, Sandra de Fátima2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3021Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
title |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE Corrêa, Sandro Alves Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Educação Ambiental. |
title_short |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
title_full |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
title_sort |
A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE |
author |
Corrêa, Sandro Alves |
author_facet |
Corrêa, Sandro Alves Echeverria, Agustina Rosa Oliveira, Sandra de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Echeverria, Agustina Rosa Oliveira, Sandra de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Sandro Alves Echeverria, Agustina Rosa Oliveira, Sandra de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Educação Ambiental. |
topic |
Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Educação Ambiental. |
description |
O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021 10.14295/remea.v17i0.3021 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v17i0.3021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021/1710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782361423872 |