Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4570 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões acerca de um processo formativo vivenciado por uma licencianda do curso de Química da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - durante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta de inovação curricular para o ensino de Química que tem como foco algumas questões ambientais. Enfoca o papel do professor enquanto mediador na produção de conhecimento escolar. Salienta que a educação ambiental deve ser entendida como um processo permanente de aprendizagem e um instrumento capaz de sensibilizar e capacitar as pessoas para a compreensão dos problemas ambientais e para o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra a importância de desenvolver os conteúdos escolares de forma articulada e contextualizada, que permita aos estudantes produzirem novos significados e valores para as concepções e conceitos já formados sobre o meio ambiente a partir das interações com o mundo social e com a escola. Acredita-se que a partir do conhecimento produzido acerca de questões ambientais os aprendizes possam tomar consciência de suas responsabilidades, o que lhes permite mudanças atitudinais em relação ao ambiente e à saúde. |
id |
FURG-9_2f3d4ed52e123d19479d6c78e13be3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4570 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de QuímicaPrática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental.Este artigo traz reflexões acerca de um processo formativo vivenciado por uma licencianda do curso de Química da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - durante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta de inovação curricular para o ensino de Química que tem como foco algumas questões ambientais. Enfoca o papel do professor enquanto mediador na produção de conhecimento escolar. Salienta que a educação ambiental deve ser entendida como um processo permanente de aprendizagem e um instrumento capaz de sensibilizar e capacitar as pessoas para a compreensão dos problemas ambientais e para o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra a importância de desenvolver os conteúdos escolares de forma articulada e contextualizada, que permita aos estudantes produzirem novos significados e valores para as concepções e conceitos já formados sobre o meio ambiente a partir das interações com o mundo social e com a escola. Acredita-se que a partir do conhecimento produzido acerca de questões ambientais os aprendizes possam tomar consciência de suas responsabilidades, o que lhes permite mudanças atitudinais em relação ao ambiente e à saúde.Lepidus2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/457010.14295/remea.v23i0.4570REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4570/2895Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Marli DallagnolDel Pino, José CláudioCeretta, Jaqueline Paim2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/4570Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
title |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
spellingShingle |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química Frison, Marli Dallagnol Prática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental. |
title_short |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
title_full |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
title_fullStr |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
title_sort |
Algumas questões ambientais permeando a construção de propostas de inovação curricular para o ensino de Química |
author |
Frison, Marli Dallagnol |
author_facet |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, José Cláudio Ceretta, Jaqueline Paim |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Cláudio Ceretta, Jaqueline Paim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, José Cláudio Ceretta, Jaqueline Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental. |
topic |
Prática docente. Situação de Estudo. Ensino de Química. Educação Ambiental. |
description |
Este artigo traz reflexões acerca de um processo formativo vivenciado por uma licencianda do curso de Química da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí - durante a elaboração e desenvolvimento de uma proposta de inovação curricular para o ensino de Química que tem como foco algumas questões ambientais. Enfoca o papel do professor enquanto mediador na produção de conhecimento escolar. Salienta que a educação ambiental deve ser entendida como um processo permanente de aprendizagem e um instrumento capaz de sensibilizar e capacitar as pessoas para a compreensão dos problemas ambientais e para o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra a importância de desenvolver os conteúdos escolares de forma articulada e contextualizada, que permita aos estudantes produzirem novos significados e valores para as concepções e conceitos já formados sobre o meio ambiente a partir das interações com o mundo social e com a escola. Acredita-se que a partir do conhecimento produzido acerca de questões ambientais os aprendizes possam tomar consciência de suas responsabilidades, o que lhes permite mudanças atitudinais em relação ao ambiente e à saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4570 10.14295/remea.v23i0.4570 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4570 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.4570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4570/2895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784453332992 |