A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559 |
Resumo: | A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente. |
id |
FURG-9_316a7487261524ed32c17eb349f7fd6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8559 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización CurricularEducação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina.A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/855910.14295/remea.v0i1.8559REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 4-191517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559/5497Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Willian DanielMota, Junior CesarSamá, Suzi2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8559Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
title |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
spellingShingle |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular Pessoa, Willian Daniel Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina. |
title_short |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
title_full |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
title_fullStr |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
title_full_unstemmed |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
title_sort |
A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular |
author |
Pessoa, Willian Daniel |
author_facet |
Pessoa, Willian Daniel Mota, Junior Cesar Samá, Suzi |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Junior Cesar Samá, Suzi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Willian Daniel Mota, Junior Cesar Samá, Suzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina. |
topic |
Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina. |
description |
A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559 10.14295/remea.v0i1.8559 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559/5497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 4-19 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786224377856 |