A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Willian Daniel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mota, Junior Cesar, Samá, Suzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559
Resumo: A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente.
id FURG-9_316a7487261524ed32c17eb349f7fd6d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8559
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización CurricularEducação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina.A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/855910.14295/remea.v0i1.8559REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 4-191517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559/5497Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Willian DanielMota, Junior CesarSamá, Suzi2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8559Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
title A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
spellingShingle A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
Pessoa, Willian Daniel
Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina.
title_short A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
title_full A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
title_fullStr A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
title_full_unstemmed A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
title_sort A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização CurricularThe integration of Environmental Education in biomedical training in a community University: evidence from the Principles of Curricular EnvironmentalizationLa integración de la Educación Ambiental en la formación del biomédico en una Universidad comunitaria: indicios a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular
author Pessoa, Willian Daniel
author_facet Pessoa, Willian Daniel
Mota, Junior Cesar
Samá, Suzi
author_role author
author2 Mota, Junior Cesar
Samá, Suzi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Willian Daniel
Mota, Junior Cesar
Samá, Suzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina.
topic Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Biomedicina.
description A necessidade de discussões sobre a formação do profissional Biomédico junto aos temas relacionados a Educação Ambiental (EA) é necessária diante necessária perante os desafios socioambientais por quais o planeta vem passando. Desse modo, este estudo tem por objetivo verificar como os Princípios da Ambientalização Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) estão ou não integrados do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina de uma Universidade comunitária no estado de Santa Catarina. Para isto, foi utilizada a Análise Documental e radicais elaborados a priori, para buscar indícios de ambientalização no PPC do referido curso a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. Ao final, foi possível verificar que o PPC possui indícios que podem vir a potencializar a EA na formação do Biomédico, pois contextualiza, em parte, os Princípios destacados anteriormente. The need for discussions about the training of the Biomedical professional with the themes related to Environmental Education (EE) is necessary when it is necessary in view of the socio-environmental challenges that the planet is going through. In this way, this study aims to verify how the Principles of Curricular Ambientalization (MOTA, KITZMANN, 2018) are integrated or not of the Pedagogical Project of Biomedicine (PPC) of a Community University in the state of Santa Catarina. For this, we used the Documentary Analysis and radicals elaborated a priori, to look for indications of environmentalization in the PPC of said course from the Principles of Curricular Environmentalization. At the end, it was possible to verify that the PPC possesses indications that may enhance EE in Biomedical training, since it contextualizes, in part, the Principles previously highlighted. La necesidad de discusiones sobre la formación del profesional Biomédico junto a los temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) es necesaria ante los desafíos socioambientales por los que el planeta viene pasando. De este modo, este estudio tiene por objetivo verificar cómo los Principios de la Ambientalización Curricular (MOTA, KITZMANN, 2018) están o no integrados del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de Biomedicina de una Universidad comunitaria en el estado de Santa Catarina. Para ello, se utilizó el Análisis Documental y radicales elaborados a priori, para buscar indicios de ambientalización en el PPC de dicho curso a partir de los Principios de la Ambientalización Curricular. Al final, fue posible verificar que el PPC posee indicios que pueden potenciar la EA en la formación del Biomédico, pues contextualiza, en parte, los Principios destacados anteriormente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559
10.14295/remea.v0i1.8559
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8559/5497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 4-19
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786224377856