Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kataoka, Adriana Massaê
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Affonso, Ana Lucia Suriani, Santos, Daniela de Almeida dos, Santos, Daniely Bini dos, Antonio, Juliana Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.
id FURG-9_345c90df800b1c846a96977113305f29
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5551
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolarescolainterdisciplinaridadeformação inicial e continuada.O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.Lepidus2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/555110.14295/remea.v32i2.5551REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 361-3791517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551/3467Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKataoka, Adriana MassaêAffonso, Ana Lucia SurianiSantos, Daniela de Almeida dosSantos, Daniely Bini dosAntonio, Juliana Mara2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5551Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
title Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
spellingShingle Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
Kataoka, Adriana Massaê
escola
interdisciplinaridade
formação inicial e continuada.
title_short Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
title_full Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
title_fullStr Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
title_full_unstemmed Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
title_sort Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
author Kataoka, Adriana Massaê
author_facet Kataoka, Adriana Massaê
Affonso, Ana Lucia Suriani
Santos, Daniela de Almeida dos
Santos, Daniely Bini dos
Antonio, Juliana Mara
author_role author
author2 Affonso, Ana Lucia Suriani
Santos, Daniela de Almeida dos
Santos, Daniely Bini dos
Antonio, Juliana Mara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kataoka, Adriana Massaê
Affonso, Ana Lucia Suriani
Santos, Daniela de Almeida dos
Santos, Daniely Bini dos
Antonio, Juliana Mara
dc.subject.por.fl_str_mv escola
interdisciplinaridade
formação inicial e continuada.
topic escola
interdisciplinaridade
formação inicial e continuada.
description O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551
10.14295/remea.v32i2.5551
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i2.5551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551/3467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 361-379
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785019564032