Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551 |
Resumo: | O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta. |
id |
FURG-9_345c90df800b1c846a96977113305f29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5551 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolarescolainterdisciplinaridadeformação inicial e continuada.O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta.Lepidus2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/555110.14295/remea.v32i2.5551REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 361-3791517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551/3467Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKataoka, Adriana MassaêAffonso, Ana Lucia SurianiSantos, Daniela de Almeida dosSantos, Daniely Bini dosAntonio, Juliana Mara2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5551Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
title |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
spellingShingle |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar Kataoka, Adriana Massaê escola interdisciplinaridade formação inicial e continuada. |
title_short |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
title_full |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
title_fullStr |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
title_sort |
Programa de Iniciação a Docência (PIBID): contribuições para a inserção da EA no contexto escolar |
author |
Kataoka, Adriana Massaê |
author_facet |
Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani Santos, Daniela de Almeida dos Santos, Daniely Bini dos Antonio, Juliana Mara |
author_role |
author |
author2 |
Affonso, Ana Lucia Suriani Santos, Daniela de Almeida dos Santos, Daniely Bini dos Antonio, Juliana Mara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani Santos, Daniela de Almeida dos Santos, Daniely Bini dos Antonio, Juliana Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola interdisciplinaridade formação inicial e continuada. |
topic |
escola interdisciplinaridade formação inicial e continuada. |
description |
O presente artigo faz uma reflexão em torno da trajetória do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente ao abordar a temática ambiental sob a ótica da interdisciplinaridade. Procurou-se desenvolver a reflexão sob os aspectos relacionados à inserção da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, construindo a interdisciplinaridade a partir do tema meio ambiente; refletir sobre o olhar da Biologia frente a esses desafios e discutir sobre a contribuição do PIBID em relação à formação inicial e continuada. O trabalho utilizou questionário, entrevistas e observação participativa para entender como todos os aspectos mencionados emergem das ações e vivências desse grupo PIBID. Verificou-se que Programas dessa natureza revelam um grande potencial para a inserção da EA no contexto escolar por meio de uma perspectiva interdisciplinar e crítica, além de indiretamente contribuir com a formação inicial e continuada em EA dos envolvidos. O Programa também aproximou a Universidade da escola, diminuindo a distância entre a produção acadêmica sobre EA e a escola e também propiciou uma produção conjunta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551 10.14295/remea.v32i2.5551 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i2.5551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5551/3467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 361-379 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785019564032 |